São Paulo – A Editora Nova Onda, do Grupo TBS, está planejando o lançamento de uma saga que se passa centralmente no Egito. Telma Bartholomeu, fundadora da editora e autora do livro, explica que o título será voltado ao público jovem e pretende usar uma leitura dinâmica a favor da trama, que terá três volumes. Na foto acima, frascos antigos de perfume egípcio. Aromas do país são elemento chave na publicação.
A ideia da trilogia, batizada de “A Grande Descoberta”, surgiu quando a empresária foi para o Egito em 2004. “Me apaixonei pelos aromas. E isso também foi um motivo para estudar aromaterapia. Sou formada e pensei: preciso escrever sobre isso”, contou Bartholomeu em entrevista por telefone à ANBA.
A obra vem sendo escrita pela empresária há anos, mas “o grande start foi a parada dos faraós desse ano”. O evento sobre o qual a autora fala foi o desfile que marcou o transporte de 17 sarcófagos reais na capital egípcia de seu antigo museu até o Museu Nacional da Civilização Egípcia, inaugurado em abril deste ano.
Aromas do Egito
A trama acontece em um cenário das comemorações dos 100 anos da descoberta da tumba do Faraó Tutancâmon. A história se desenrola com a busca das personagens centrais por desvendar um enigma que, na verdade, é a fórmula mágica de um aroma. A disputa pela receita envolve, na atualidade, descendentes dos sacerdotes egípcios e suas linhagens. “Ano que vem são os 100 anos da descoberta da tumba do Tutancâmon. E estamos nessa fase, checando fatos históricos”, afirmou a autora.
O gênero de aventura passa por cenários do Egito, Marrocos, e Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Há inspirações que vão desde a Pedra de Roseta até o arqueólogo egípcio Zahi Hawass. “Vou unindo vários pontos turísticos, hotéis que eles ficam. Quem já leu disse que se viu no Cairo, em um cruzeiro no Nilo”, apontou Bartholomeu.
Leia também:
Há também passagens pela Itália, França e Estados Unidos. O pano de fundo da história é a tradição da perfumaria dos locais por onde se ambienta.
Websérie e concurso
Além de livro, o projeto tem outros desdobramentos. O primeiro é um concurso que envolve um dos elementos centrais da trilogia. Um terceiro ponto é a criação de uma websérie baseada na história do livro.
“O concurso será uma repercussão do livro. O objetivo é, além de mostrar o Egito sob um olhar mais leve, trazer um pouco de alegria. Essa pandemia trouxe uma tristeza coletiva, queremos trazer uma nova perspectiva”, explicou a empresária.
Para o lançamento, a editora busca agora patrocínio. A ideia é se conectar com marcas que estejam envolvidas de alguma forma na obra literária. Entre as possibilidades vistas por Bartholomeu estão casas de perfumaria e essências, empresas de viagens e aéreas, gráficas, empresas que produzem vidros e embalagens de perfume e hotéis. Os patrocinadores terão direito, por exemplo, a ter seus logos em lives e no livro.
Contato
Editora Nova Onda
WhatsApp: 55 11 97203-9888
https://www.editoranovaonda.com.br/