São Paulo – O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) visitou Omã, Bahrein, Kuwait e Emirados Árabes Unidos nos primeiros 15 dias de dezembro. O presidente Jair Bolsonaro, pai de Eduardo, deve visitar o Kuwait em janeiro. O parlamentar é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara.
De acordo com a embaixada do Brasil no Kuwait, a visita foi muito importante porque o governo brasileiro está descobrindo o Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) como um conjunto de países que devem ser tratados com a mesma importância.
No Bahrein, em 10 e 11 de dezembro, Eduardo (esq., na foto, com o embaixador Norton Rapesta à dir.) foi recebido pelo ministro da Defesa, pelo ministro do Interior e pelo presidente do Parlamento, e almoçou com o ministro de Relações Exteriores.
Entre 12 e 14 de dezembro, no Kuwait, o deputado se reuniu com o presidente da comissão de Relações Exteriores do Parlamento, o presidente do Grupo de Amizade Kuwait-Brasil, o presidente do Parlamento, o subsecretário de Cooperação Internacional do Ministério de Relações Exteriores e com o vice-ministro de Relações Exteriores.
Eduardo apresentou oportunidades de investimentos no Brasil e falou sobre as mudanças na economia e na segurança do País, e também pediu mais cooperação entre os parlamentos dos países visitados com o Brasil. Ainda segundo a embaixada, a missão de Eduardo Bolsonaro foi de reconhecimento e troca de informações. Ele falou sobre o Brasil e perguntou sobre a situação de conflitos regionais e seus principais atores.
Nos Emirados, em 30 de novembro e 1º de dezembro, Eduardo foi recebido pelo embaixador do Brasil em Abu Dhabi, Fernando Igreja, e teve reuniões com empresários locais. Em seu Instagram, o deputado publicou fotos com o príncipe herdeiro Mohammed bin Zayed durante a celebração da data nacional dos Emirados, com Tahnoon Bin Zayed Al Nahyan, representante do governante na região leste do emirado de Abu Dhabi e responsável por levar o Jiu-Jitsu para o país, e na Hedayah, instituição global de conhecimento e experiência em diálogo, capacitação e pesquisa para combater o extremismo violento em todas as suas formas.
Em Omã, em 08 e 09 de dezembro, Eduardo se reuniu com o presidente do Congresso e parlamentares eleitos, com o vice primeiro-ministro, Mahmoud Al-Said, o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Sayyid Badr bin Hamad Albusaidi, visitou a usina de pelotização da Vale na cidade de Souhar, e foi acompanhado pelo embaixador do Brasil em Omã, José Marcos Nogueira Viana.