São Paulo – Os móveis e objetos brasileiros de decoração receberam muitos elogios do representante Hisham Ibrahim Ghroab, da loja egípcia Style Design, que participou da Feira Brasileira de Móveis e Acessórios da Alta Decoração (Abimad), realizada até ontem (02) em São Paulo. “Ele gostou muito dos nossos móveis e já começou a montar um pedido”, disse André Saad, representante da Essenza Design.
Com um showroom no Cairo, Ghroab atende, principalmente, arquitetos e designers de interiores responsáveis por grandes projetos de luxo. De acordo com Saad, o importador disse que procurava por móveis de boa qualidade, similar ao dos europeus, mas com um design diferenciado. Na Essenza Design, ele fez cotação da linha de mesas de centro e de lateral para buffet. “Ele elogiou muito os nossos móveis”, afirmou Saad, que ficou entusiasmado.
Outra empresa onde o importador fez cotação foi na Formanova, de Santa Catarina. No estande, ele também gostou das mesas de centro e dos racks. Os objetos de decoração da Cristais Di Murano, também fizeram sucesso com o comprador egípcio. De acordo com o gerente comercial da empresa, Marcos Cavalli, Ghoroab ficou impressionado com os cristais. “Ele passou um tempão aqui vendo as peças”, disse ele que lembrou que as peças são de fabricação artesanal e por isso são únicas e têm design e cores exclusivas.
Ghroab fez parte de um grupo de 21 compradores internacionais que foram convidados pela Abimad para participar da feira. Antes da abertura da mostra ao público, foi realizado um encontro de negócios entre os importadores e 39 empresas brasileiras fabricantes de móveis. De acordo com o analista de Desenvolvimento de Mercado da Abimad, Bruno Silveira, foram feitos US$ 440 mil em pedidos “pró-forma”, que seriam um pré-pedido. “Os encontros foram bem positivos”, disse.
Segundo ele, a expectativa é de que esses valores em pedidos de exportação aumentem no decorrer do ano. “O mercado externo está se recuperando e a expectativa é grande”, acrescentou. De acordo com o representante internacional da Lorca Furniture, Leandro Lorca, que representa quatro fabricantes brasileiras, os compradores internacionais que vêm para feira são realmente pessoas interessadas nos produtos brasileiros. “Apesar da baixa no mercado internacional, a mostra conseguiu trazer compradores com potencial”, afirmou.

