São Paulo – O CEO da rede de franquia de alimentos egípcia Momen Group, Mohammed Momen, passará o carnaval no Brasil para conhecer o setor de franquias no país e para buscar fornecedores de carne bovina e de aves para seus restaurantes e também para distribuição.
A visita faz parte do Projeto Carnaval, coordenado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em parceria com diversas entidades empresariais. A iniciativa irá trazer mais de 150 empresários e formadores de opinião de 29 países para visitar fábricas, lojas e pólos produtivos de vários segmentos nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O objetivo é que eles façam negócios e também conheçam o carnaval brasileiro.
Em São Paulo, Momen irá conhecer a praça de alimentação do Morumbi Shopping. "A idéia é mostrar para ele como funcionam os shoppings. A área de alimentação tem um apelo muito grande lá dentro", explica Rogério Feijó, gerente de Relacionamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), responsável pela coordenação da visita do empresário egípcio. Em 2009, a associação realizou uma visita de prospecção ao país árabe, que foi acompanhada por Momen.
Feijó também destaca o interesse de Momen em comprar carnes brasileiras para distribuição a partir do Egito. Ele lembra que o país está se consolidando como pólo para os mercados da África e do Oriente Médio. "Uma vez que ele importa produtos brasileiros, pode reexportar para estes países".
Entre outros restaurantes, Momen é dono do Planet Africa, empreendimento desenvolvido pela mesma empresa que estruturou os parques da Disney. Segundo Feijó, já existe um acordo para a abertura de uma unidade em Dubai e, durante sua visita, o egípcio também irá analisar a possibilidade de fazer o mesmo no Brasil.
Já no Rio de Janeiro, Momen encontrará com o presidente da ABF, Ricardo Bomeny, CEO da holding BFFC, que controla as redes Bob’s, KFC, Pizza Hut (em São Paulo) e da chilena Dog’s. Além de conhecer as unidades convencionais destas redes, Momen também visitará a loja que o Bob’s mantém no sambódromo carioca, onde ainda assistirá aos desfiles das escolas de samba. De acordo com o gerente da ABF, o objetivo é mostrar a flexibilidade das franquias no Brasil. "Ela tem possibilidade de se adequar a eventos esporádicos. Vamos mostrar como funciona uma operação sazonal", diz.
Além desta visita, Momen estará de volta ao Brasil em junho, quando participará da feira de franquias organizada pela ABF.