Alexandre Rocha
São Paulo – A 13ª edição da Hospitalar, feira de produtos médicos e que ocorre a partir do dia 20 em São Paulo, vai receber 15 empresas do Egito a procura de importadores para suas mercadorias. Elas vão oferecer itens diversos, como equipamentos ortopédicos, para cardiologia, urologia, diálise, diagnósticos por imagem e primeiros socorros, seringas, cateteres, instrumentos cirúrgicos, produtos farmacêuticos, fitoterápicos e reagentes para exames laboratoriais.
"Esta indústria está muito avançada no Egito e vem se desenvolvendo muito depressa. Hoje ela já exporta para os países vizinhos, para a Europa e para a Ásia", disse à ANBA o cônsul comercial do Egito em São Paulo, Mohamed Bakri Agami. A participação do país árabe na feira será patrocinada pela Associação dos Exportadores Egípcios (Expolink) e pelo Centro de Modernização Industrial, uma agência de fomento à indústria egípcia financiada pela União Européia.
Das empresas que vão ocupar o estande de 205 metros quadrados no Expo Center Norte, sete já estiveram na última edição da Hospitalar. No entanto, no ano passado os empresários participaram apenas como visitantes, não como expositores.
"Os empresários egípcios perceberam que seus produtos têm qualidade e competitividade para disputar o mercado brasileiro. O preço que eles praticam no mercado internacional dá condições para que eles forneçam aos hospitais do Brasil", disse o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Antonio Sarkis Jr. "Nas visitas que eles fizeram no ano passado perceberam que havia espaço para fornecedores, principalmente de itens descartáveis para hospitais", acrescentou o secretário-geral da entidade, Michel Alaby.
Uma das empresas, a Millentech Systems, já começou inclusive a vender para o Brasil e espera ampliar seus negócios no país. Ela produz sistemas informatizados para diagnósticos por imagem e radiologia. De acordo o representante da empresa, Hossam Rady, os objetivos da Millentech na Hospitalar são obter mais informações sobre o mercado, ampliar a cooperação com empresas brasileiras e encontrar novos parceiros e distribuidores.
Entre as companhias que ainda não vendem para o país, mas esperam passar a fazê-lo após a feira estão a Pharmaplast, que fabrica produtos para primeiros socorros e pós-operatório, como bandagens, curativos e compressas; a Enteplin, produtora de equipamentos plásticos para uso medicinal e laboratorial como cateteres, máscaras de oxigênio, coletores e tubos; e a MA Medial, que também fabrica produtos plásticos para a área médica.
"Nós esperamos encontrar uma empresa forte para trabalhar como nossa representante exclusiva", disse Mandouh Atteia, da Pharmaplast. Nomear um distribuidor local é também o objetivo da MA Medical. "Estamos certos que ao fim da Hospitalar 2006 teremos confirmado as melhores oportunidades para o posicionamento de nossa companhia no mercado brasileiro", acrescentou Amjad Khalaf, da Enteplin.
A Câmara Árabe vai apoiar a participação egípcia, junto com o escritório comercial do Egito em São Paulo, e terá no estande um balcão de atendimento para auxiliar não só os egípcios, mas outros empresários árabes que vão estar na feira. "O Egito é hoje um dos principais parceiros comerciais do Brasil e a Câmara Árabe vai dar todo o suporte para que estes empresários tenham êxito", disse Sarkis. "Nosso objetivo é também mostrar que os árabes podem fornecer produtos de qualidade além do petróleo", acrescentou.
Dos Emirados
Outra empresa que vai participar da Hospitalar é a Index, que organiza eventos de negócios nos Emirados Árabes Unidos, e terá um estande para promover a Conferência e Exposição Internacional de Tratamentos Médicos e Diagnósticos, que será realizada em abril de 2007 em Dubai.
A Hospitalar começa no dia 20 e vai até o dia 23. No ano passado, ela reuniu mil expositores e atraiu 77,6 mil visitantes profissionais. Segue abaixo a lista das empresas egípcias que vão participar.
Afri Medical
www.afrimedical.com
Ameco Medical Industries
www.amecatch.com
Arab Medical Equipment
www.amecoegypt.com
Dawi Medical
www.dawimedical.com
Enteplin
www.enteplin.com
Euromed
www.euromed.com.eg
House Medical Group
www.housemedicalgroup.com
Lifecare Surgical
www.lifeccaresi.com
MA Medical
www.medicalma.com
Millentech Systems
www.millentech-systems.com
N.I.D. Medical
www.nid-medical.com
Pharco Corporation
www.pharco.com.eg
Pharmaplast
www.pharmaplast-online.com
The Arab Company for Pharmaceuticals & Medicinal Plant
www.mepaco-pharma.net
Vitro Scient
www.vitroscient.com
Mais informações
Escritório Comercial do Egito em São Paulo
Tel.: (11) 3284-8184

