São Paulo – O governo do Egito liberou a importação de ovos férteis de codorna e de codornas de um dia produzidos no Brasil, afirmaram em nota conjunta os ministérios brasileiros da Agricultura e Pecuária (MAPA) e das Relações Exteriores (MRE), nesta quarta-feira (27). De acordo com o comunicado, as negociações para essa abertura de mercado se intensificaram após uma missão conjunta dos dois ministérios a países da África em dezembro.
Neste ano, o Egito passou a permitir a importação de outros produtos brasileiros: gelatina e colágeno, algodão em pluma e, mais recentemente, pescados e seus derivados. Outro país árabe, a Argélia anunciou em outubro a abertura de seu mercado para a importação de frango do Brasil.
Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) mostram que no acumulado deste ano até novembro, o Brasil exportou US$ 2,08 bilhões ao Egito e importou US$ 468 milhões. Os principais produtos exportados ao Egito são açúcar, milho, minério de ferro, carne bovina e carne de frango. Os principais produtos importados são fertilizantes.