São Paulo – O ministro do Petróleo do Egito, Tarek El-Molla (foto acima), anunciou que o seu país oferecerá a primeira licitação para exploração de petróleo e gás no Mar Vermelho antes do final deste ano. A licitação deve ser lançada após o processamento dos dados do estudo sísmico da área. A informação foi publicada no site do jornal Al Ahram com base em informações divulgadas pelo ministro em uma reunião do Conselho Empresarial Egípcio-Canadense.
De acordo com El-Molla, todas as demandas do país por petróleo e gás vindas do setor elétrico, das indústrias e das famílias foram atendidas durante este ano. Ele disse ainda que a produção de gás natural local alcançou 6,5 bilhões de pés cúbicos (184 milhões de metros cúbicos) por dia, atingindo a autossuficiência, após quatro campos do Mediterrâneo entrarem em operação – Zohr, Atoll, Nooros e North Alexandria – com investimentos de US$ 27 bilhões.
“O plano estratégico do ministério inclui a diversificação do fornecimento de energia, abordando dívidas em atraso, reformando o sistema de subsídios, abordando a dívida interna, melhorando a governança do setor, conduzindo reformas estruturais e incentivando o investimento do setor privado”, acrescentou El-Molla.
O campo de Zohr foi descoberto em 2015 pela empresa italiana Eni e é o maior campo de gás natural já descoberto no Mar Mediterrâneo. O campo de Nooros fica na região do Delta do Nilo e foi descoberto em julho de 2015, também pela Eni. Em março, o campo atingiu produção de 32 milhões de metros cúbicos de gás por dia, o maior já registrado por um campo da Eni no Egito.