São Paulo – O ministro do Setor Público do Egito, Hisham Tawfik, anunciou a retomada do programa de venda de participações em empresas estatais do país, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (1) no site local Ahram Online.
De acordo com a notícia, a The Chemical Industries Holding Company anunciou que oferecerá 4,5% das ações da sua subsidária Eastern Company (foto acima) na bolsa egípcia nos próximos dias. A empresa produz vários tipos de tabacos, charutos e filtros.
A primeira etapa do programa de venda da participação nas estatais egípcias foi anunciada em março do ano passado, com o objetivo de fortalecer o mercado de capitais do país e dar mais liquidez para a bolsa egípcia. Mas em outubro, ele foi adiado em função da crise dos mercados emergentes e da volatilidade do mercado global.
O programa prevê a oferta de ações também de outras empresas, como a Alexandria Container & Cargo Handling Company, especializada em movimentação de contêineres, a Abu Qir Fertilizers and Chemicals Industries Company, de fertilizantes e produtos químicos, e Heliopolis Company For Housing and Development, da área de desenvolvimento imobiliário.
Ao se pronunciar sobre o tema, no ano passado, o governo afirmou que está trabalhando em um programa para oferecer participações em dezenas de empresas nos próximos cinco anos, em setores como petróleo, serviços, produtos químicos, navegação, serviços marítimos e imobiliário, como medida de apoio às finanças públicas do estado.
O Egito já fez ofertas públicas de algumas estatais no passado, como da Telecom Egypt, Sidi Kerir Petrochemicals Company (Sidpec) e Alexandria Mineral Oils Company (Amoc). O país está implementando uma série de reformas com o objetivo de impulsionar a economia.