Isaura Daniel
São Paulo – Há 25 anos a artista francesa Dominique Jardy, que tem seu ateliê no Brasil desde os anos 80, decorou as paredes do apartamento de uma princesa árabe. Dominique aplicou folhas de ouro em molduras de painéis e quadros da sala de jantar e fez uma pintura imitando madeira no quarto. O apartamento, em Paris, era da jordaniana Firyal, conhecida como Firyal da Jordânia, integrante da família real do país árabe e famosa por participar de obras sociais no mundo inteiro. Dominique fez as pinturas por intermédio do decorador inglês Geoffrey Bennison, que já trabalhava com a princesa.
Alguns anos depois Dominique pintou vasos de flores nas paredes da casa de um príncipe saudita em Marbella, na Espanha. Também fez desenhos em preto e marfim no teto. O trabalho também foi feito por meio de um decorador europeu, dessa vez um espanhol. Naquela época Dominique ainda morava na Europa. Ela se mudou para o Brasil em 1984. Continuou a fazer trabalhos no exterior, mas não mais para os árabes. Agora quer voltar a atender princesas, príncipes ou simples moradores da região. "Tenho um grande interesse de mostrar meu trabalho lá", diz a francesa, atualmente moradora do Rio de Janeiro.
Dominique acredita que o gosto dos árabes condiz com o seu trabalho, já que eles apreciam obras suntuosas e monumentais. A francesa faz pinturas decorativas em paredes, tetos, fachadas, pisos e móveis, além de quadros. A arte segue o estilo italiano, que Dominique adotou em função dos primeiros decoradores com os quais trabalhou, ainda na Europa, no início da sua carreira, quando se formou na escola Van der Kelen, de Bruxelas. "Saindo da escola encontrei italianos que trabalhavam com teatro, ópera, com grandes projetos de decoração. Acabei me envolvendo com essa turma", conta. As pinturas italianas são grandiosas e costumam levar um toque de humor.
Dominique está com 48 anos. Veio para o Brasil com 26. Em sua carreira, já fez trabalhos na França, Espanha, Estados Unidos, Japão, Itália, Marrocos e Argentina. No Marrocos, a artista fez pinturas na casa da baronesa e socialite francesa, hoje já falecida, Marie Hélène de Rothschild, em Marrakech. O trabalho foi feito no começo da década de 1980. O currículo da artista francesa é extenso. Além de residências, já fez obras em grandes hotéis, embaixadas, lojas, entradas de edifícios e clubes. Para executar as obras, Dominique normalmente conta com uma equipe de dois a três ajudantes.
Dominique se mudou para o Brasil na década de 1980 em função de um brasileiro que conheceu na França e com o qual namorou. O relacionamento não foi adiante, mas a francesa resolveu fazer do país a sua casa. No Brasil, ela usa a fauna e a flora como fonte de inspiração. Ela também faz um trabalho de pesquisa intenso para a criação das pinturas: costuma sair pelo país fotografando plantas, flores, elementos da natureza. Hoje Dominique é casada com um francês que também mora no Brasil.
Contato
Dominique Jardy
Telefone: +55 (21) 2205-8287
Site: www.atelierdomjardy.com
E-mail: d.j@atelierdomjardy.com

