São Paulo – A Embaixada do Kuwait em Brasília celebrou nesta quarta-feira (15) a 62º Data Nacional e 32º Dia da Libertação do país do Golfo. Na ocasião, o embaixador Nasser Almotairi (foto) recebeu autoridades e diplomatas do Brasil e dos países árabes e aproveitou para anunciar a realização do Fórum Econômico Brasil-Kuwait, que deve acontecer em junho deste ano.
“Acreditamos que existem grandes oportunidades de investimento no Brasil, especialmente nas áreas de energia renovável, infraestrutura e segurança alimentar, e que já chegou a hora de progredir do intercâmbio comercial para uma cooperação estratégica. Nessa perspectiva, estão em andamento os preparativos para a realização do primeiro Fórum Econômico [Brasil-Kuwait] no próximo mês de junho. Neste contexto, gostaria de agradecer o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, embaixador Osmar Chohfi, e o secretário-geral, Tamer Mansour, pelo apoio e as facilidades prestadas”, disse o embaixador Almotairi.
O Brasil e o Kuwait estabeleceram relações diplomáticas há mais de 50 anos e tiveram crescimento em todos os campos, lembrou o embaixador. “No campo político, houve a troca de diversas visitas de autoridades, além da realização de mais de uma rodada de consultas políticas. Em relação ao campo econômico, a Autoridade Geral de Investimentos do Kuwait desempenhou um importante papel no estreitamento das relações bilaterais, por ser considerada um dos primeiros fundos soberanos do mundo a investir em muitos setores no Brasil”, disse, informando ainda sobre o aumento do volume de intercâmbio comercial mesmo durante a pandemia.
O embaixador do Kuwait aproveitou a ocasião para expressar votos de sucesso ao novo governo brasileiro e reiterar o a permanente vontade do Kuwait em estreitar suas relações com o Brasil em todos os campos.
Entre as autoridades presentes na ocasião estavam o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, o diretor do Departamento de Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, o embaixador Sidney Romero, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Da Câmara Árabe estiveram Chohfi, Mansour e a diretora de Relações Institucionais, Fernanda Baltazar.
A equipe da Câmara Árabe cumpre agenda nesta semana em Brasília. Nesta quarta-feira, além da participação na comemoração do Kuwait, houve reunião na Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). A federação e a Câmara de Comércio Árabe Brasileira ficaram de estudar a promoção de ações conjuntas e acertaram a realização de um evento em Brasília para abordar o mercado árabe.
Leia mais sobre a agenda na capital federal:
Em Brasília, Câmara Árabe articula ações em prol da Síria
Câmara Árabe planeja atividades com embaixadores