Giuliana Napolitano
São Paulo – Os embaixadores árabes no Brasil oferecem hoje (31) uma recepção em homenagem aos ministros Aldo Rebelo (Articulação Política) e Eduardo Campos (Ciência e Tecnologia). Segundo o embaixador-chefe da Delegação Especial da Palestina no Brasil, Musa Odeh, a recepção "é um reconhecimento pelo trabalho que ambos têm feito em estreitar o relacionamento entre o Brasil e os países árabes".
"Eles são grandes amigos da comunidade", declarou Odeh, que foi quem fez o convite aos ministros por ser o embaixador árabe há mais tempo no Brasil.
Musa Odeh lembrou que Rebelo e Campos foram dois dos fundadores da Liga Parlamentar Árabe-Brasileira, organismo que, segundo ele, existe há mais de 20 anos para "estruturar e reforçar a relação entre o Brasil e os países árabes em vários campos: cultural, econômico, comercial, político, tecnológico etc.".
Hoje, informou o embaixador, fazem parte da Liga cerca de 300 políticos, entre eles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Assim como Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco e José Sarney também integraram a Liga", disse.
No mundo árabe, a contraparte da Liga são "comitês de amizade" que existem entre o Brasil e países da região, como Arábia Saudita, Egito e Kuwait, de acordo com Odeh.
Cúpula árabe-sul-americana
Apesar desse tipo de organismo existir há anos, o embaixador acredita que, agora, o relacionamento entre o Brasil e o Oriente Médio e o Norte da África "entra numa nova era". "A própria Liga está sendo renovada", declarou. A mudança se deve, segundo ele, "à visita histórica que o presidente Lula fez aos países árabes no final de 2003" e também à proposta brasileira de realizar a primeira cúpula entre chefes de governo árabes e sul-americanos em dezembro deste ano.
Todos os 22 países árabes foram convidados a participar da cúpula e, segundo Odeh, "todos eles responderam positivamente à proposta". Ainda não há, entretanto, respostas definitivas. O assunto também deve ser discutido na reunião de cúpula árabe, prevista para ocorrer nas próximas semanas. O encontro deveria ter começado nesta segunda-feira (29) na Tunísia, mas foi adiado e, agora, os líderes árabes buscam uma nova data para o evento.
Serviço
A recepção em homenagem aos ministros Aldo Rebelo e Eduardo Campos acontece nesta quarta-feira (31), a partir das 19h30, no Clube Monte Líbano, em Brasília (DF).