São Paulo – A indústria brasileira de aeronaves Embraer está fazendo uma turnê internacional para exposição do avião E-195-E2, com passagens pelo Aeroporto Internacional Mohamed V, de Casablanca, no Marrocos, e pelo Aeroporto Internacional de Argel, na Argélia (foto acima), entre outros países.
Segundo informações divulgadas pelas embaixadas do Brasil nestes países nas redes sociais, o embaixador do Brasil na Argélia, Flávio Marega, participou da apresentação da aeronave em Argel nesta segunda-feira (25) e o embaixador do Brasil no Marrocos, Julio Bitelli, esteve na exibição da aeronave em Casablanca nesta terça-feira (26).
De acordo com a Embraer, a turnê começou em junho deste ano, durante a feira Paris Airshow, e terminará no final do ano. O roteiro incluirá um total de 70 países. A empresa não divulga detalhes de datas e locais.
O E195-E2 é a maior aeronave comercial produzida pela Embraer e faz parte da nova geração de aviões comerciais da empresa, os E-jets E2. Em abril deste ano, a Embraer recebeu a Certificação de Tipo para o E195-E2 de três órgãos regulatórios no Brasil e exterior.
Entre as companhias que já receberam aeronaves E195-E2 estão a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, a AerCap, a maior companhia de arrendamento de aviões do mundo, que tem sede na Irlanda, e a espanhola Binter. A brasileira Azul recebeu três unidades de uma encomenda de 51 aviões.
Segundo informações divulgas pela Embraer, o E195-E2 é a aeronave mais ambientalmente amigável da categoria, operando com o menor nível de emissões de ruído externo, além de ter intervalos de manutenção de 10 mil horas de voos para atividades básicas.
A aeronave pode ser configurada com 120 assentos em duas classes ou até 146 em classe única. Em comparação com a primeira geração de E195, 75% dos sistemas da aeronave são novos. O avião tem, por exemplo, três fileiras adicionais de assentos. A Embraer é líder mundial na fabricação de jatos comerciais com até 150 assentos.