São Paulo – A Embratur participa, de sexta-feira a domingo (01), da feira Emirates Holiday World, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O evento reúne visitantes e profissionais de turismo da Europa, África, Ásia e Oriente Médio. Durante os três dias da feira, o instituto vai promover o turismo no Brasil a agentes de viagem, com foco voltado para a cidade do Rio de Janeiro, principalmente, além de São Paulo e Foz do Iguaçu.
“Temos o Rio como destino central por causa das Olimpíadas e da Copa do Mundo, mas também porque a Emirates [Airline] anunciou que vai passar a ter voos para a cidade”, explica Marcelo Pedroso, diretor de Mercados Internacionais da Embratur. Os voos diários de Dubai para a capital fluminense devem começar a partir do dia 03 de janeiro de 2012, conforme já noticiado pela ANBA. A Emirates Holiday, promotora do evento, é a operadora de viagens da companhia aérea dos Emirados.
As ações da Embratur na feira incluem a realização de palestras para cerca de 500 agentes de viagens, junto à apresentação de vídeos promocionais sobre o Brasil. Marco Antônio Lomanto, diretor de Produtos e Destinos, é o responsável pela participação da Embratur no evento. Nos intervalos das palestras, o instituto contará com a presença de um jogador de futebol em seu estande para demonstrações de “embaixadinhas”.
“O mercado dos Emirados é estratégico [para o Brasil]. Toda aquela região é estratégica, porque atua como um ‘hub’”, diz Pedroso. “É um ponto de concentração, de chegada e saída de passageiros do Oriente Médio e da Ásia, regiões com as quais o Brasil tem aumentado seu fluxo comercial”, destaca.
De acordo com Pedroso, não é possível estimar em números quantos turistas árabes deverão visitar o Brasil anualmente com a nova rota da Emirates, mas ele acredita que os voos ao Rio de Janeiro trarão mais visitantes do Oriente Médio e também da Ásia. “Esta região passa a ter uma maior capilaridade e conectividade, que permite aumentar a quantidade de árabes e asiáticos, impulsionados pelo aumento no fluxo de negócios”, explica o diretor.
Pedroso revela ainda que, no segundo semestre deste ano, a Embratur irá abrir um escritório em um país da Ásia ainda não definido, e que terá atuação também nos países árabes. Segundo o diretor, a Embratur já participa do Emirates Holiday World há quatro anos, e também deverá realizar ações de promoção turística em países como Turquia e China.