Silwan Abbassi*
Brasília – Os Emirados Árabes Unidos e a Argélia assinaram um acordo para ampliar o comércio bilateral, segundo informa o jornal árabe Al Hayat. O acordo foi fechado durante a 5ª reunião do Comitê Conjunto dos Emirados e da Argélia, em Abu Dhabi, no dia 12 de junho. Ela foi presidida pela ministra da economia dos Emirados, Lubna al Qasimi, e seu colega argelino, Karim Jodi.
De acordo com Lubna, em 2006 a corrente comercial entre ambos os países alcançou 1,9 bilhão de dirhans (US$ 516 milhões), em uma clara demonstração do interesse dos Emirados de ampliar o comércio bilateral, "especialmente de produtos fabricados em cada uma das nações, que são similares a produtos internacionais no que se refere a qualidade e especificações". Os Emirados investiram na Argélia mais de 40 bilhões de dirhans em 2006.
A delegação argelina sugeriu a criação de um Conselho Empresarial, com base em um memorando de entendimento assinado no ano passado entre a Federação de Câmaras de Comércio e Indústria dos Emirados e a Câmara de Comércio da Argélia. Segundo o ministro argelino, os países estão empenhados em criar uma parceria benéfica para ambas as partes, com a criação de joint-ventures.
*Tradução de Mark Ament