São Paulo – O Consulado dos Emirados Árabes Unidos e o Escritório Econômico e Comercial do Egito em São Paulo vão participar do festival de cultura árabe “Um Dia nas Arábias”, promovido pelo Shopping D neste final de semana. Egito e Emirados terão um estande cada no terraço do shopping (estacionamento G4) com vista para a zona norte de São Paulo. O evento que reúne dança, música e gastronomia árabe terá também estandes de refugiados árabes vendendo produtos típicos. O festival já conta com quase 9.500 interessados em sua página no Facebook.
O estande dos Emirados terá degustação de tâmaras, comidinhas e café árabe, distribuição de livros de autores do país em árabe e português (são 40 títulos), distribuição de revistas árabes sobre culinária e variedades, e até tatuagem de henna, tudo gratuito. No sábado, o prato típico será o bryani, um arroz com frango e legumes; no domingo, será arroz com carneiro. O consulado está divulgando também uma promoção pelo Instagram (@consuladouaesp) para os visitantes ganharem cinco livros árabes traduzidos para o português. Interessados em participar devem seguir a página do consulado na rede social, tirar uma foto no festival, marcar a página da foto e usar a hashtag #saopaulouae. A foto com maior número de curtidas até as 15 horas de domingo (23) será premiada.
Já o estande do Egito contará com material sobre turismo no país, cartazes, artesanato, tapetes, espelhos, objetos de alabastro, papiros e réplicas de famosas peças faraônicas, além de servir bebidas típicas egípcias. Posteriormente, o Egito terá um estande na 46ª Abav Expo Internacional de Turismo, no Anhembi, evento do setor de turismo de 26 a 28 de setembro. O Marrocos também estará presente na feira da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).
O objetivo do festival árabe é unir a riqueza da cultura árabe à solidariedade, segundo nota do shopping. No total, serão 25 tendas com venda de comidas, bebidas e produtos típicos da cultura árabe, como doces sírios, quibes, esfihas, charutinhos de folha de uva, arroz marroquino, homus, falafel, entre outros. Haverá ainda venda de roupas, perfumes artesanais, acessórios e artigos exóticos, além de apresentações de música e dança árabe.
Segundo o shopping, 70% das tendas terão refugiados como expositores. O espaço foi cedido gratuitamente para eles, que vieram para o Brasil para recomeçar suas vidas, em função de conflitos em seus países de origem. Os horários de funcionamento são das 12 às 22 horas no sábado e das 12 às 21 horas no domingo. Para participar, basta doar um quilo de alimento não perecível, que será destinado a famílias de refugiados.
Serviço
Festival de cultura árabe “Um Dia nas Arábias”
Sábado (22) e domingo (23)
Sábado das 12h às 22h e domingo das 12h às 21h
Terraço do Shopping D – Estacionamento G4
Avenida Cruzeiro do Sul, 1.100 – São Paulo – SP
Saiba mais