São Paulo – A indústria brasileira de calçados aumentou em 83% as exportações para os Emirados Árabes Unidos nos dez primeiros meses deste ano, segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). O Brasil embarcou para o país árabe 1,4 milhão de pares de janeiro a outubro, ante 792 mil enviados em iguais meses de 2018.
Também houve aumento no faturamento obtido pelos produtores de calçados com as vendas aos Emirados. O país árabe gastou US$ 10,6 milhões com compras de sapatos brasileiros nos primeiros dez meses deste ano contra US$ 7,8 milhões no mesmo período de 2018. O aumento na receita, porém, foi menor do que o obtido no volume e ficou em 35%.
Isso ocorreu porque neste ano o Brasil vendeu aos Emirados calçados com preços médios menores do que os exportados em 2018. O valor do par comercializado de janeiro a outubro do ano passado estava em US$ 9,96 e caiu para US$ 7,35 nos mesmos meses de 2019. A queda foi de 26,2%. O preço ficou abaixo do valor médio das exportações de calçados do Brasil como um todo, que foi de US$ 8,56 neste ano.
O Brasil teve aumento tanto nos volumes quanto nos valores das exportações como um todo no período de janeiro a outubro. Foram exportados 93,3 milhões de pares, quantidade 3,9% maior do que em iguais meses de 2018. A receitas das vendas somaram US$ 798,8 milhões, com crescimento de 0,6% na mesma comparação.