Emirates News Agency*
Dubai – Oferecendo boa infra-estrutura e oportunidades de investimento, os Emirados Árabes Unidos tentam atrair a indústria de mídia e entretenimento da Índia, um setor de US$ 5 bilhões, segundo informa o jornal árabe Khaleej Times.
De acordo com o jornal, fontes na indústria de entretenimento da Índia mostraram otimismo com relação ao potencial de crescimento dos Emirados. O Centro de Mídia de Dubai oferece vários benefícios, entre eles modernos edifícios, 100% de ações da empresa, um ambiente livre de impostos, segurança e apoio governamental.
Em breve, será também criada a Studio City, que oferecerá benefícios parecidos com os do Centro de Mídia, além da possibilidade de repatriação de 100% do capital e lucros e licenciamento e incorporação simplificados.
Uma das primeiras empresas de produção a começar a operar no Centro de Mídia é a rede de televisão indiana Zee Network. A empresa lançou o canal de televisão Zee Arabiya no ano passado, com investimento de 105 milhões de dihram (US$ 28,6 milhões). O canal, o primeiro da Zee para a região árabe, transmite seus programas no sistema aberto e também tem opções de canais pagos. A maioria dos assinantes da Zee são estrangeiros residentes nos Emirados.
A Zee Network foi pioneira na transmissão via satélite na Índia e também a primeira rede de televisão particular do país.
*Tradução de Mark Ament