São Paulo – Seis mil empresárias brasileiras irão receber treinamento e capacitação até 2017 para exportar seus produtos. A iniciativa é uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a plataforma de serviços online Rede Mulher Empreendedora. O projeto foi divulgado nesta terça-feira (01) em São Paulo durante a abertura do Trailbrazers Summit, encontro que faz parte do Fórum e Feira das Mulheres Empreendedoras (WVEF, na sigla em inglês).
O evento é realizado pela primeira vez no País, em uma cooperação entre a Apex-Brasil e o International Trade Centre (ITC, na sigla em inglês), agência da Organização Mundial do Comércio (OMC) e das Nações Unidas que promove o desenvolvimento de negócios em países emergentes.
O presidente da Apex-Brasil, David Barioni, afirmou que a agência vai ajudar na capacitação das mulheres empreendedoras porque amplia suas oportunidades de negócios e sua atuação no mercado e traz resultados ao Brasil à medida que começam a exportar. A Apex-Brasil irá investir R$ 500 mil no primeiro ano do projeto. Entre os objetivos, afirmou Barioni, estão orientar as empreendedoras na administração das empresas e auxiliá-las no pós-venda.
“Os empreendedores brasileiros se esforçam para exportar, porém quando o mercado interno se mostra forte, eles priorizam o Brasil em detrimento das exportações. Conseguir exportar é difícil, porém retomar as exportações interrompidas é diversas vezes mais difícil”, disse. A Apex-Brasil também participará dos eventos organizados pela Rede Mulher Empreendedora nos estados, nos quais irá apresentar seus projetos às empresas que tenham ou não a cultura da exportação.
A capacitação de seis mil empresárias é parte de um objetivo do ITC, de que o mundo tenha um milhão de empresárias com participação na cadeia de comércio global até 2020. Além de promover o fortalecimento das mulheres, o objetivo ajuda a atingir uma das metas das Nações Unidas: eliminar a pobreza extrema até 2030.
“Se queremos reduzir a pobreza até 2030, temos que utilizar mais as mulheres na economia”, afirmou a diretora-executiva do ITC, Arancha González. Ela afirmou que dos cerca de US$ 15 trilhões destinados anualmente a compras públicas, menos de 1% têm a participação de empresas de mulheres. “Uma economia saudável precisa de dois motores para funcionar, e para isso, os dois motores precisam ter condições de funcionar de forma igual”, afirmou em comparação entre as oportunidades de que homens e mulheres dispõem.
O lançamento da parceria para promover o crescimento da participação das mulheres no empreendedorismo é um das iniciativas do WVEF. O evento será realizado até a próxima quinta-feira (03). Até lá, haverá palestras e rodadas de negócios. Estas rodadas irão promover o encontro – e os negócios – entre empresas de mulheres e multinacionais.
Ainda durante o WVEF, será escolhido o projeto vencedor do Tech Challenge 2015, um desafio promovido em parceria entre a Apex-Brasil, o ITC, e as companhias de tecnologia Google e CI&T. As concorrentes desenvolveram aplicativos para que mulheres empreendedoras se conectem a outras empreendedoras no mundo inteiro e promovam, assim, negócios entre si.
Ao fim do WVEF será criado um documento que será apresentado na 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, entre 28 de setembro e 06 de outubro. O documento deverá pedir que governos desenvolvam medidas de apoio às mulheres empresárias.
Serviço:
Fórum WEVF
Quarta-feira (02)
8h30 às 10h30 – Sessão de abertura
14h30 às 18h – Rodada de negócios
Quinta-feira (03)
8h30 às 11h – Rodada de negócios
11h às 13h – Rodada de negócios
14h às 16h30 – Rodada de negócios
MAKSOUD PLAZA HOTEL
Alameda Campinas, 150 – Bela Vista, São Paulo, Brasil
Telefone: +55 11 3145-8000
Informações: http://www.intracen.org/itc/events/women-vendors-exhibition-and-forum/