Omar Nasser, da Fiep*
Curitiba – A Nutrihouse está descobrindo o mercado árabe. Indústria paranaense sediada em Curitiba, produtora de alimentos naturais com a marca Vitao, está embarcando para a Arábia Saudita o primeiro contêiner de biscoitos, cookies, granola e sopas desidratadas, num total de 30 itens, 8 toneladas e US$ 17 mil. Trata-se de um teste. O futuro, no entanto, certamente reserva surpresas agradáveis, antevê Edouard Thomé, diretor comercial: "Este é o primeiro degrau de uma escada que vai nos levar a alturas maiores."
Os produtos da Vitao serão colocados em alguns pontos de venda na Arábia Saudita, para que se perceba a aceitação do consumidor local. A julgar pela qualidade dos produtos, com grande aceitação entre as pessoas que buscam uma alimentação mais rica em fibras e, portanto, saudável, as perspectivas de negócios junto aos árabes são positivas. "É um mercado muito promissor, que nós temos muito interesse em desenvolver", declara o executivo.
As negociações com vistas à exportação para o Oriente Médio começaram há 180 dias e ocorreram por meio de uma consulta do importador saudita ao seu trader de Belo Horizonte. A Nutrihouse foi contatada e enviou ao importador uma amostra. Os produtos foram aprovados, assinou-se o contrato com o distribuidor e fechou-se o embarque. "Acreditamos muito que este novo relacionamento deva se desenvolver porque o mercado árabe é muito amigável", observa Thomé, que é descendente de libaneses.
O distribuidor dos produtos da marca Vitao no Oriente Médio é a Al Habib & Al Ayed Company, da Arábia Saudita, que tem contrato de exclusividade para os mercados saudita, do Kuwait, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Omã, Iêmen e Líbano. Por se tratar de produtos naturais e pelo fato de a indústria não usar gordura animal no processo produtivo, apenas óleo de milho – com baixo colesterol – não há restrições de ordem religiosa. Thomé acredita, portanto, que a aceitação entre os árabes será positiva.
Perfil
Fundada em 1991, a Vitao conta com uma linha de produtos voltada à dieta alimentar, oferecendo produtos integrais, ricos em fibras e nutrientes naturais. Em 2002 a marca foi adquirida pela Nutrihouse. A fábrica e os escritórios da empresa funcionam numa área de aproximadamente 6 mil metros quadrados, em Curitiba.
A linha de produtos é formada por 85 itens. A Vitao conta atualmente com cerca de 60 funcionários e entre seus produtos mais vendidos estão os biscoitos e cookies – cuja produção é de 80 toneladas ao mês – e granolas – de 50 a 60 toneladas/mês – além de produtos light.
*Federação das Indústrias do Estado do Paraná