Marina Sarruf, enviada especial
Dubai – O grupo brasileiro Herval, fabricante de móveis de alta decoração, vai abrir mais dois showrooms nos Emirados Árabes Unidos, por meio do seu representante no Oriente Médio, a Home Plaza. Nos últimos cinco dias os móveis da companhia estiveram expostos numa das entradas principais da Index, feira do setor que termina hoje (11) em Dubai.
"Depois que abrimos o primeiro showroom, os móveis brasileiros passaram a ter um maior destaque nos Emirados", disse o gerente de vendas da Home Plaza, Ali Shams Eddine. O primeiro showroom da empresa está localizado no emirado de Sharjah e tem 400 metros quadrados. Com mais de 100 peças expostas, como camas, criados-mudos, cômodas, sofás, poltronas, mesas e cadeiras para sala de jantar, a Home Plaza vai inaugurar no começo de 2007 um espaço em Dubai de mil metros quadrados. "Mais para frente vamos abrir outro em Abu Dhabi", acrescentou Eddine.
De acordo com ele, os móveis brasileiros são de madeira natural, apresentam um design diferenciado e têm boa qualidade. "São muito competitivos com os móveis italianos", disse Eddine, que representa a Herval há um ano. Até o momento, o representante já importou 30 contêineres do Brasil, o que representa cerca de 300 peças. "A maioria dos consumidores são dos países do Golfo Arábico", disse.
Segundo Eddine, um dos objetivos da empresa é passar a exportar os móveis brasileiros para outros países da região. Com a participação na feira, a Home Plaza já deu seu primeiro passo nesta direção. Um distribuidor do Barhein fechou um pedido de três contêineres, ou cerca de 100 peças, para expor em seu showroom. "Também fizemos contatos com importadores da Arábia Saudita, Egito e Catar", disse.
Para abastecer o mercado árabe, a Home Plaza possui cinco armazéns nos Emirados, quatro em Sharjah e um em Dubai. "Nossa meta é fornecer móveis para os grandes projetos de construção que estão sendo desenvolvidos no Golfo Arábico", afirmou Eddine.
Mais de 40 anos
O grupo Herval, com sede no Rio Grande do Sul, começou sua história em 1959 como uma pequena serraria de madeira. Na década de 70, a empresa passou a fabricar móveis estofados, depois espumas e colchões. Atualmente, o grupo conta com sete unidades fabris em Dois Irmãos, uma em Santa Catarina, para fabricação de esquadrias, além de ter redes de lojas de varejo e atacado. A área total industrial é de 110 mil metros quadrados.
Outras propostas
Uma das maiores incorporadoras dos Emirados, a Emaar, também está interessada em abrir um showroom com móveis brasileiros em Dubai. Representantes do grupo árabe se reuniram ontem com empresários da Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração (Abimad) para discutirem a idéia.

