São Paulo – Um sorvete de açaí cremoso de diversos sabores pronto para exportar e com certificação halal. Este é o produto que a empresa brasileira QPrime Açaí oferece, com marca própria e também para private label.
A fábrica fica no Parque Industrial San José, em Cotia, próxima à capital paulista. O certificado halal foi obtido em abril deste ano através da certificadora CDial Halal, pensando em iniciar a internacionalização.
Esta é a primeira iniciativa da companhia para tentar levar seus produtos para o mercado externo, após dez anos de operação. No Brasil, a QPrime produz como terceirizada para a marca Fuzzy, da Sorvetes Jundiá – a terceira maior empresa de sorvetes do Brasil – e para outras empresas (B2B).
“Queremos nossa marca exportada e estamos focando nos países árabes”, disse Fábio Ferreira, diretor de exportações da QPrime, na recepção de compradores e jornalistas que visitaram a fábrica nesta terça-feira (25).
A programação fez parte do Projeto Halal do Brasil, uma iniciativa da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para que empresas brasileiras exportem mais alimentos halal com valor agregado.
Ferreira explicou que o açaí já chega em São Paulo em polpa congelada. O primeiro processamento acontece em Belém do Pará. O diretor afirmou que a empresa é a terceira maior no segmento de sorvete de açaí no Brasil. A companhia produz e embala o produto também para vender para outras marcas. Na fábrica, há entre 25 e 30 funcionários entre produção e estoque.
Os produtos com selo halal são os sorvetes de açaí sem açúcar, açaí com guaraná, açaí com banana e açaí com morango. Os sabores são vendidos em oito tamanhos, de potinhos de 220 gramas até caixas de 10 quilogramas, segundo informou o sócio-diretor Waldir Ribeiro.
São produzidas 12 toneladas por dia e cerca de 100 toneladas por mês. “Nosso plano é aumentar a produção para 140 toneladas por mês e vender essas 40 toneladas a mais para o exterior”, disse Ferreira.
Além dos sorvetes prontos para consumo, a QPrime também produz o açaí congelado para fazer sucos, e vende para a indústria alimentícia. Os produtos têm validade de 18 meses.
Receberam o grupo também a gerente industrial Cassia Pereira e o auditor religioso da CDial Halal, Aboo Abudo.