Marina Sarruf
São Paulo – A Franchel, fabricante goiana de cosméticos, quer formar uma joint-venture com uma empresa da Síria. Para procurar um parceiro no país a companhia vai participar pela primeira vez da Feira Internacional de Damasco, que será realizada entre os dias 03 e 12 de setembro. O evento terá um estande brasileiro organizado pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB).
A empresa, sediada em Aparecida de Goiânia, conta com uma linha de 200 produtos, entre maquiagens, perfumes, xampus e condicionadores. De acordo com o gerente de exportação da Franchel, Frankleen Rocha, o objetivo da companhia é enviar a matéria-prima para que os cosméticos sejam fabricados, embalados e distribuídos no Oriente Médio. "Estamos abertos para negociar. Uma joint-venture seria a maneira mais rápida de colocar os nossos produtos na região", afirmou.
Frankleen vai para feira de Damasco com a proprietária da Franchel, Shirley Rocha, que fará as negociações diretamente com os empresários interessados na parceria. "Podemos mandar um químico para lá ou receber especialistas árabes para ensiná-los aqui", disse. "Sei que os sírios têm interesse em fabricar os produtos no próprio país", acrescentou Rocha.
Atualmente a Franchel exporta para seis países. Cerca de 40% de sua produção é destinada para o mercado externo. Segundo Frankleen, o departamento de exportação da empresa foi criado há um ano, após uma venda de xampus, condicionadores e óleos para um cliente da Argélia. "Foi a primeira exportação da empresa", disse. Na época, a empresa se chamava Gota Suave. "Foi um conhecido daqui de Goiás que trouxe o árabe até a empresa", acrescentou Frankleen. No entanto, o importador fez apenas um pedido.
Além do contato com o argelino, a Franchel também tem contatos com importadores do Iêmen e da Arábia Saudita, mas ainda não exporta para a região. "Eles devem aparecer na feira da Síria para nos visitar", disse o gerente. "Estou investindo muito nessa feira porque acredito no potencial do mercado árabe", acrescentou.
Frankleen vai apresentar na feira a linha de produtos exclusivos para o mercado externo, que é fabricada com essências típicas da floresta amazônica. "As embalagens dos nossos produtos são recicláveis. Temos uma preocupação com o meio ambiente", afirmou. A empresa pretende mostrar na feira de Damasco um vídeo com imagens da mata. "Queremos mostrar para o público em geral da feira a origem de nossos produtos e apresentar a riqueza brasileira", disse.
Perfil
A Franchel foi fundada em 1998 num espaço de 250 metros quadrados. Após o sucesso de vendas no mercado interno, principalmente no nordeste e centro do país, a empresa hoje conta com uma área construída de 2 mil metros quadrados. Tem uma produção mensal de 6,5 milhões de unidades.
Atualmente a companhia está investindo US$ 3 milhões na ampliação da fábrica. No total, 120 funcionários trabalham na Franchel. A Feira Internacional de Damasco será o primeiro evento no exterior da empresa. Em seguida, Frankleen vai para feiras na Jordânia, Angola e Argentina.
Franchel
Tel. +55 62 3283-5455
Site: www.franchel.com
Sobre a Feira de Damasco
Câmara de Comércio Árabe Brasileira
Setor de Marketing
Tel: +55 (11) 3283-406
e-mail: marketing@ccab.org.br
site: www.ccab.org.br

