São Paulo – Eventos diferenciados e com um toque muito especial. Esta é a proposta da empresa brasileira Wish Marketing e Eventos, que acaba de abrir uma filial na França, em Montpellier, e também mira o mercado árabe, principalmente Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Segundo Vanessa Caiado, sócia-diretora da empresa, uma visita técnica ao país árabe está nos planos da empresa, e deve acontecer entre quatro e seis meses. “Temos clientes brasileiros interessados em trabalhar ações de marketing e eventos lá. Dubai é, praticamente, um destino natural para os nossos negócios”, diz a executiva.
A Wish nasceu há dois anos, mas tem uma história de mais de 20 anos, por conta da tradição da família no ramo de consultoria em recursos humanos e eventos. Tudo começou com uma outra empresa, a Persona, fundada em Londrina, no Paraná, pela mãe de Vanessa e Natasha Caiado, a outra sócia da Wish, e que está na França, cuidando da filial européia. A Persona existe até hoje, é focada no desenvolvimento e treinamento de pessoal. “Nas reuniões nas empresas, pela Persona, começamos a perceber que havia uma necessidade de planejamento de eventos diferenciados”, diz Vanessa.
Enquanto a ideia ia amadurecendo, Vanessa e Natasha correram o mundo. Administradora de empresas, Vanessa viveu nos Estados Unidos e em Portugal. Observadora atenta, aproveitava cada oportunidade para observar as características dos diferentes públicos de eventos, feiras etc. Formada em Relações Públicas, Natasha foi buscar excelência na prestação de serviços. Cursou pós-graduação em Marketing pela Universidade da Califórnia e foi trabalhar na área de eventos da Disney, também nos Estados Unidos. Passou ainda pela embaixada norte-americana no Brasil.
Com uma boa bagagem, as duas irmãs voltaram para o Brasil e deram forma à Wish. Estabeleceram parcerias importantes com agências de publicidade e propaganda e foram atrás dos clientes, oferecendo o que hoje chamam de “boutique de eventos”. Na carteira, atualmente, a Wish no Brasil tem empresas como Google, iG, Oi, Abril, Disney, Basf, GM, TIM e União Corretora. E, para cada uma delas, cria eventos para surpreender os diferentes públicos. Os serviços atendem todo o Brasil.
Os projetos envolvem ações de relacionamento, incentivo e motivação de equipes, ações de luxo, teste-drive, participação em feiras etc. “Sempre com um diferencial”, lembra Vanessa. Como exemplo, a empresária cita uma espécie de “caça ao tesouro”, mas com um cenário nada comum: o rio Sena. Ou também a hospedagem de equipes em lugares especiais, menos óbvios, como casa de veraneio de Napoleão Bonaparte.
A equipe de São Paulo conta com 11 profissionais fixos, que trabalham na prospecção de clientes, planejamento, criação e financeiro, principalmente. A empresa, no entanto, ‘engorda’ a cada projeto. “Temos um banco de dados de parceiros com características específicas, e que convocamos para atender determinados clientes. Na área de tecnologia, por exemplo, temos gente de criação que sabe exatamente como atender a Google num evento”, diz Vanessa.
Outra preocupação da Wish é quanto aos resultados dos eventos ou ações. Vanessa conta que, por exemplo, num teste drive com os vendedores, desenvolvido para uma montadora, foi feito, pós evento, um ‘antes e depois’, mostrando que as vendas do veículo testado tinha aumentado. “Foi uma ação importante, pois os vendedores compreenderam qual era o argumento da venda e, a partir, usaram a estratégia com o cliente”, conta ela.
Na França
A filial francesa da Wish, o mais novo empreendimento das irmãs Caiado, é outro exemplo de criatividade e senso de oportunidade. Numa viagem à Europa, Natasha percebeu que havia um buraco na área de eventos, e que a Wish poderia preenche-lo com seus serviços. Fez as malas e foi avaliar melhor o mercado. Mapeou locais na França, visitou 21 castelos. Com o calendário do Ano da França no Brasil, a receptividade foi ainda melhor. “Tem empresas brasileiras querendo fazer eventos lá e francesas querendo vir para cá”, conta Vanessa. Com o pé na Europa, Natasha aproveitou para encontrar parceiros em outros países, como Itália, Alemanha e Espanha. Neste último, a parceira da Wish é uma conhecedora do mercado árabe e, provavelmente contribuirá com as irmãs Caiado na empreitada em Dubai. Mas parceiros árabes também são bem vindos.
A estréia da Wish em terras francesas vai acontecer no mês que vem, em Cannes, quando os olhos de toda a propaganda mundial estarão voltados para a sofisticada e agradável cidade no sul da França. Para garantir o sucesso, Vanessa diz que, além de surpreender o cliente, “o que faz parte do DNA brasileiro da empresa, é preciso ter o cuidado de respeitar a cultura local na hora de montar o projeto”. Portanto, com certeza, teremos um evento discreto, chique e inesquecível, como Cannes.
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