São Paulo – A Nonus, empresa de tecnologia da capital paulista, está buscando mais mercado no exterior e vai tentar retomar suas vendas para a Tunísia, país árabe do Norte da África. A indústria fabrica produtos de automação comercial, como leitores de cheques e de boletos, e enviou cerca de mil equipamentos para o mercado tunisiano entre os anos 2007 e 2011, de acordo com o diretor comercial da empresa, Marcos Canola.
Depois das mudanças políticas que ocorreram no país as vendas foram interrompidas. Mas a Nonus está aproveitando o momento atual de dólar valorizado, o que favorece a exportação, para se voltar mais para o mercado internacional. Uma das metas é retomar os contatos e o comércio com os tunisianos, além de outros países que já estão sendo trabalhados.
O canal com o cliente da Tunísia, que comprava leitores de cheques, foi aberto a partir de contatos feitos na CeBIT, feira da área de tecnologia que ocorre em Hannover, na Alemanha. Na mostra, aliás, da qual a Nonus participou por cinco anos consecutivos até 2006, a companhia abriu a maioria dos mercados para os quais exporta. Para vender mais em outros países, a participação em feiras no exterior também deve ser retomada em 2015.
Hoje as vendas internacionais absorvem entre 2% e 3% da produção da Nonus. O grande mercado da empresa no exterior, relata Canola, é a Itália. A indústria também exporta para Espanha, Coreia do Sul e partes de equipamentos para a China. Fora do Brasil, o produto que tem maior demanda é o leitor de cheques. Esse também era o produto vendido para a Tunísia.
Os modelos fabricados pela Nonus são vários, entre leitores de códigos de barras e cartões, leitores de imagens de cheques, equipamentos para rastreamento de veículos e terminais de entrada e saída de dados. Os dois principais são o Handbank Eco, que é um leitor de cheques e código de barras de boletos para boca de caixa e correspondente bancário, e Homebank, para leitura de boletos em pagamento de contas via internet, de uso principalmente doméstico.
A Nonus foi fundada na década de 80 por José Domingos Voidella e começou seu trabalho atuando no mercado de assistência técnica em leitores de código de barras, além de importação. Nos anos 90 a companhia se voltou para a fabricação de equipamentos e atualmente, além de Voidella, a empresa tem outros dois sócios, um deles Marcos Canola.
A indústria tem sua sede no Parque Jabaquara, zona Sul de São Paulo, onde também produz os equipamentos. Parte das peças que integram as máquinas são encomendadas e adquiridas de terceiros. Atualmente a Nonus tem 55 funcionários.
Contato:
Nonus
Site: www.nonus.com.br
Telefone: +55 (11) 2344 0404