Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – O empresário Heydar Maktabi, da empresa libanesa Hassan Maktabi & Sons, trader de tapetes orientais, está interessado em exportar para o Brasil. A informação é da analista de comércio exterior da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Francisca Barros, que recebeu o libanês no estande da entidade na Feira Internacional do Cairo, que segue até sexta-feira (28), no Egito.
A idéia de Maktabi é participar de uma feira brasileira do setor de tapetes ou de objetos de decoração para apresentar o produto. Segundo o site da empresa libanesa, a Hassan Maktabi & Sons é a mais velha distribuidora de tapetes persas do país árabe, com mais de 100 anos de atividade. A origem da família Maktabi é iraniana, um dos principais países produtores de tapetes feitos à mão. A empresa já exporta para todo Oriente Médio e Europa e agora tem interesse de entrar na América do Sul.
Maktabi também está com um estande na Feira do Cairo, onde está expondo diversas categorias de tapetes orientais, como os manufaturados inteiramente de lã, com desenhos geométricos mais simples, os de lã mais elaborados e os de algodão utilizado para a trama e a lã para o veludo com desenhos florais e geométricos.
No estande da Câmara Árabe, Francisca falou das atividades da entidade para Maktabi e explicou sobre o departamento de comércio exterior, que deverá colocá-lo em contato com empresas brasileiras do setor. Além de Maktabi, também passaram no estande do Brasil na mostra empresários interessados em importar do Brasil produtos do agronegócio, como carne, açúcar e alimentos; cosméticos; produtos médico-hospitalares, autopeças e produtos para casa e decoração.
Nos três primeiros dias da feira, a mostra foi aberta exclusivamente para empresários e convidados. Nesse período, o estande da Câmara Árabe recebeu 65 empresários egípcios e de outros países árabes. A entidade levou para a mostra material de divulgação de empresas e entidades brasileiras. A única companhia, porém, que tem representantes na feira, é a Starret, fabricante de ferramentas.
A Feira Internacional do Cairo está na 41ª edição e é uma das mais tradicionais do país. O evento, que é multissetorial, traz oportunidades de negócios para empresas dos setores agrícola, alimentício, eletroeletrônico, têxtil, de materiais de construção, de artesanato, de máquinas e equipamentos. Participam da mostra empresas de mais de 25 países.

