São Paulo – A empresa de tâmaras Al Foah, dos Emirados Árabes Unidos, está com estande na feira de produtos naturais Naturaltech, em São Paulo, até este sábado (11). Entre as novidades que a marca traz para o Brasil está o açúcar de tâmaras ou pó de tâmaras (date powder, em inglês).
“É a tâmara em pó, tem açúcar, mas também tem fibras e todos os benefícios da fruta. O pó funciona como substituto do açúcar de cana e de beterraba, que têm índice glicêmico mais alto, e estamos vendo muitas empresas procurando por um açúcar mais saudável como esse”, disse à ANBA o brasileiro Rafael Gonçalves, CEO da Al Foah (foto acima).
O produto ainda é novidade até nos países árabes, mas Gonçalves informou que já estão recebendo pedidos e que os primeiros embarques devem sair no segundo semestre deste ano. “É uma grande novidade que estamos lançando, mais para a indústria de alimentos (B2B), mas também vemos demanda para o consumidor final (B2C). Inclusive temos um site com receitas de bolos, tortas e outros pratos com os nossos produtos”, disse.
Há dois anos à frente da empresa emirati, Gonçalves falou sobre seus objetivos para a Al Foah. “Meu grande objetivo na companhia é dar essa chacoalhada, abrir novas portas, novos mercados, abrir novas opções de consumo e gerar mais conhecimento para a marca e o consumo das tâmaras como um alimento saudável”, disse.
Além do pó de tâmaras e das tâmaras inteiras, outros produtos que a Al Foah oferece são a pasta de tâmaras, o mel ou xarope de tâmaras e tâmaras picadas. A companhia lançou recentemente o xarope de tâmaras com sabor de açafrão e de cardamomo nos Emirados, que também pretende vender ao exterior.
Leia também: Tâmaras dos Emirados começam a ser vendidas no Carrefour
Outra novidade da empresa são as embalagens individuais de 100 calorias, que contêm entre três e quatro tâmaras, que podem servir de lanche ou até mesmo para substituir uma refeição, afirmou Gonçalves. “A fábrica da Al Foah fica no meio do deserto e não tem muitas opções para almoçar, então geralmente eu como tâmaras de almoço”, contou o CEO.
Este é o primeiro investimento mais estruturado da marca no Brasil, disse Gonçalves. “Vejo grande potencial no Brasil e quero fazer com que a marca concretize seu potencial aqui”, afirmou. Apesar de os maiores mercados serem países de maioria muçulmana e com grandes comunidades muçulmanas, a Al Foah está trabalhando para gerar conhecimento em novos mercados, porque a demanda islâmica tem uma sazonalidade específica. “O consumo das tâmaras está tradicionalmente muito ligado ao Ramadã”, informou Gonçalves. A marca conta com representação da empresária Julia de Biase no Brasil, que compra entre um e dois contêineres ao ano, informou o CEO.
A Al Foah conta com algumas lojas em shoppings dos Emirados que vendem tâmaras com castanhas, nozes e chocolate para presentear. “Quando entrei na companhia, fecharam as lojas dos shoppings por causa da pandemia, mas rapidamente retomaram e estão vendendo bem, o que permite que a gente invista em uma expansão internacional, começando pelo Duty Free dos aeroportos internacionais de Dubai e Abu Dhabi e pela região do Golfo”, contou o empresário.
Naturaltech
A Naturaltech é a maior feira de produtos naturais de toda a América Latina e reúne anualmente, em São Paulo, o setor de produtos naturais, probióticos, integrais, fitoterápicos e tratamentos complementares. O cônsul-geral dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo, Ibrahim Salem Alalawi, visitou o estande da Al Foah na feira.
Gonçalves informou que a participação na Naturaltech está rendendo bons resultados. “A feira está bastante movimentada, estou impressionado com a quantidade de visitantes em nosso estande e a qualidade dessas visitas também está muito boa, não são só curiosos, mas quem está procurando produtos para vender mesmo. Já estamos vendo retorno para o nosso investimento”, disse o CEO.