São Paulo – As mulheres árabes renderam-se às formas e curvas prometidas pelos implantes de silicone. Dos 22 países árabes, dez já importam produtos fabricados pela Silimed, com fábrica no Rio de Janeiro. Síria, Líbano, Kuwait, Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Arábia Saudita, Marrocos, Tunísia e Egito estão na lista de clientes da marca, que exporta principalmente implantes mamários, de glúteos, de panturrilha, expansores de tecido, implantes faciais e gel de silicone para tratamento de cicatrizes.
De acordo com Clarisse Durante, gerente comercial da empresa, as vendas para o mercado árabe representam aproximadamente 5% das exportações. "Parece pouco, mas não é, considerando as diferenças culturais e o pouco tempo em que atuamos nesse mercado", disse. "Estamos buscando conhecer melhor esse mercado, capacitar nossos distribuidores e captar empresas nos países onde ainda não estamos presentes, de maneira que esperamos um aumento de participação do mundo árabe nos nossos negócios no próximo ano", complementou a gerente.
Segundo ela, a Silimed opera no exterior unicamente por meio de sua rede de distribuidores. "Todos os anos participamos da feira Arab Health e nos fazemos presentes, diretamente ou por meio de nossos distribuidores, nos principais congressos médicos de cirurgia plástica, urologia e obesidade de cada país", destacou.
A Silimed foi fundada em julho de 1978, na capital do estado do Rio de Janeiro, e produz aproximadamente 240 mil implantes ao ano. As primeiras exportações foram feitas para a Argentina, em 1984, seguida de outros países da América Latina. A partir de 1989, a Silimed iniciou suas exportações para a Europa. Hoje exporta para mais de 70 países nos cinco continentes, por meio de uma rede de distribuidores exclusivos. Cerca de 50% da receita bruta vem das exportações.
De acordo com informações da empresa, a Silimed é a primeira e única empresa de produção de implantes de silicone da América Latina e já ocupa a terceira posição no ranking mundial do segmento. No começo, em 1978, a então pequena empresa dedicava-se à comercialização de implantes de silicone mamários, que eram importados da França. A produção só começou em 1981.
"Hoje nossa linha de produtos, para fins estéticos e reparadores, é a mais ampla e diversificada do mercado e a única que apresenta número de série em cada peça fabricada garantindo 100% de segurança no rastreamento do produto desde sua confecção", destaca Clarisse.
Contato
Telefone: +55 (21) 3687 7000
Site: www.silimed.com.br