Marina Sarruf
São Paulo – Os países árabes são o maior mercado para as exportações de produtos para cabelo e hidratantes corporais da SNC Indústria de Cosméticos, de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os países do Oriente Médio e Norte da África representam 70% das vendas externas da empresa. "O nosso principal mercado é o árabe. É uma região muito promissora", afirmou o gerente de exportações da SNC, Flávio Perim.
As primeiras exportações da empresa para o mercado árabe ocorreram em 2002 e desde então as vendas para a região são crescente. Além da SNC ter um distribuidor em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a companhia participa todo ano da feira Beauty World Middle East, em Dubai. "Esse vai ser o terceiro ano que vamos participar", disse Perim. Segundo ele, um dos segredos para entrar nesse mercado é ter um bom parceiro. "É o nosso agente de Dubai que distribui nossos produtos para todo Golfo Árabe e norte da África", compeltou.
Os principais produtos embarcados para o mercado árabe são as máscaras capilares em embalagens de 1 quilo e 230 gramas. Também são exportados xampus, condicionadores, óleos e gel. "Nosso produto foi muito bem aceito no mercado árabe", disse Perim. Segundo ele, para este ano a empresa vai lançar uma novidade no mercado árabe: embalagens escritas na língua árabe. "Por enquanto nossas embalagens vão em inglês, que também é uma língua aceita", completou.
De acordo com Perim, os países árabes são o maior mercado de cosméticos do mundo. "O clima é úmido e muito quente e isso faz com que as mulheres tenham necessidade de utilizar hidratantes para cabelos. Nossos produtos favorecem essas mulheres", afirmou. No entanto, para Perim, entrar no mercado árabe e se manter não é uma tarefa fácil. "É um mercado muito competitivo", disse.
Produção
Fundada em 1977, a SNC, que quer dizer Soluções Naturais em Cosméticos, produz 250 toneladas por dia. Os produtos da empresa são conhecidos no mercado pela marca Kanechomn. Eles podem ser encontrados em todo território nacional e em 23 países, na Europa, América do Sul, do Norte, Oriente Médio e África. A meta da empresa é destinar 30% da produção para o mercado externo.
Um diferencial da indústria é o centro de qualidade, que está dividido em pesquisa e desenvolvimento, centro físico-químico, controle e especificação de matéria-prima, controle microbiológico, centro técnico e controle do produto finalizado. Entre os lançamentos da SNC estão os desodorantes roll-on, linha de xampus, condicionador infantil e cremes para alisar cabelos. A empresa emprega 700 funcionários.
Contato
Indústria de Cosméticos SNC
Tel. +55 (31) 2103-3900
Fax. +55 (31) 2103-3903
Site: www.snc.com.br

