São Paulo – A empresa catarinense Oxford, fabricante de cerâmica de mesa, vai abrir em agosto um escritório em Beirute, capital do Líbano, para aumentar as vendas no Oriente Médio e conquistar novos mercados. Essa vai ser a primeira base da companhia no exterior. “É um projeto piloto”, afirmou o gerente de mercado para Oriente Médio, Sami Oumairi.
Segundo ele, a escolha de Beirute se deu por sua localização estratégica, conexão com vários países do Oriente Médio e pelo fato de existirem muitos empresários libaneses vivendo em outros países árabes. “O que facilita os negócios”, disse Oumairi, que se muda para a capital libanesa no final de julho.
Antes de estabelecer o Líbano como base, Oumairi estudou outras cidades árabes. A primeira escolha tinha sido Dubai, mas o custo benefício não valeria a pena. “Quem sabe mais para frente a gente volta a estudar essa possibilidade”, disse ele, que não viu grandes oportunidades no emirado e acabou optando pelo Líbano.
Os países árabes não são atualmente o maior mercado da Oxford, que está presente em 90 países, mas com a queda das vendas para os mercados europeu e norte-americano, a empresa está se voltando para o Oriente Médio. “É uma alternativa para sair dessa concorrência com a Europa e os Estados Unidos”, afirmou Oumairi.
Dos países árabes, a companhia já exporta para Líbano, Egito, Kuwait, Palestina, Arábia Saudita, Sudão e Argélia. Os produtos mais embarcados para o mundo árabe são as linhas sofisticadas da empresa, a Premium e Collection, de jogos de jantar. “Eles gostam de produtos decorados e querem sempre produtos com maior valor agregado”, disse Oumairi. Do mercado árabe, os maiores compradores são Kuwait e Egito.
Para fugir da concorrência e conquistar mercados, a Oxford tem investido em peças de formatos diferenciados, como pratos ovalados e quadrados, e peças mais rebuscadas, com desenhos e trabalhos em prata e dourado. Com uma produção de 4 milhões de peças por mês, a Oxford é uma das maiores empresas do gênero das Américas. Da produção da companhia, entre 30% e 35% é destinada ao mercado externo. Com sede em São Bento do Sul, Santa Catarina, a empresa emprega 1.300 funcionários e está no mercado há mais de 50 anos.
Contato
Site: www.oxford.ind.br

