Marina Sarruf
São Paulo – A empresa Esul Esquadrias Uliana, fabricante de portas e janelas, fechou seu primeiro negócio com um empresário árabe durante a Big 5 Show, maior feira de material de construção do Oriente Médio, que terminou ontem (20) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A empresa participou da feira no espaço brasileiro, organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (Apex).
"Vamos mandar o primeiro contêiner daqui a 35 dias", afirmou Rosangela Maria Uliana, sócia da companhia. De acordo com ela, o pedido foi feito por um construtor da Líbia. "Essa é a primeira vez que ele vai importar do Brasil", disse Rosangela. No total, vão ser embarcados cinco contêineres de portas de madeira maciça envernizadas. Em cada contêiner cabem cerca de 260 portas. O valor total do pedido ficará em média US$ 340 mil.
"O mercado árabe é muito promissor. Ficamos surpresos com a feira e esperamos ampliar ainda mais nossos mercados", afirmou Rosangela. Segundo ela, os árabes são bem exigentes em relação aos produtos. "Eles procuram produtos de boa qualidade e nossa empresa tem condições de atender esse mercado", acrescentou.
A Esul, sediada em Tietê, interior de São Paulo, já exporta para dez países, entre eles Argentina, Cuba, Estados Unidos, Itália e França. Fundada em 1986, a empresa produz entre 7 mil e 10 mil peças por mês e exporta entre 5 mil e 6 mil. Entre os produtos fabricados pela empresa estão portas maciças, lisas, balcão, janelas e guarnições. A empresa conta com cerca de 70 funcionários.
Parcerias
De acordo com Rodrigo Solano, coordenador de operações da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que está na feira, o estande brasileiro foi muito procurado e todas as empresas fizeram contatos que podem render negócios após a feira.
O estande da Câmara Árabe também recebeu muitas visitas de empresários interessados em formar parcerias com empresas brasileiras. Segundo Solano, alguns demonstraram interesse em montar showrooms com produtos brasileiros em Dubai, Catar, Omã e Bahrein. "Muita gente nos procurou em busca de construtoras brasileiras que queiram investir na região", afirmou.
Dubai é um emirado conhecido por estar em crescente expansão. "As regiões de Dubai Marina e Jumeirah estão cheias de projetos para construção de edifícios residenciais e áreas de lazer. Tudo para atrair turistas", disse Solano.
A Big 5 Show, que começou dia 16, contou com a presença de seis empresa brasileiras e uma associação setorial. Essa foi a 5ª vez que a Câmara Árabe participou da feira.