Marina Sarruf
São Paulo – A empresa Antigua, fabricante de azulejos cerâmicos pintados à mão, sediada em Araras, interior de São Paulo, quer ampliar suas vendas para o exterior e entrar no mercado árabe. Para tanto, a companhia vai participar da Big 5 Show, feira de material de construção que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 16 e 20 de novembro.
"Nossa intenção é conseguir um distribuidor na região. Dessa maneira as vendas podem se tornar mais constantes", afirmou o diretor da Antigua, Frederico Luis Chrestesen. Esta será a primeira vez que o empresário vai participar de uma feira num país árabe. Ele acredita que o mercado da região tem potencial para importar os azulejos da empresa. "Fizemos uma boa seleção dos produtos que vamos levar. Ainda não tenho muita noção dos produtos que serão mais aceitos, mas vamos para feira sentir o mercado" acrescentou.
De acordo com Chrestesen, a Antigua foi criada para exportar para os Estados Unidos, em 1973. Mais tarde, os azulejos também conquistaram o mercado interno. Atualmente as vendas externas representam 60% da produção. "Temos um cliente nos Estados Unidos que distribui para 150 lojas no país", disse. Além do mercado norte-americano, a companhia exporta para o Canadá, onde distribui para quatro lojas, para o Japão e Caribe. "Antes de ir para Dubai vou para Europa, porque temos planos de voltar a exportar para a Inglaterra e incluir a França também", afirmou Chrestesen.
Trabalho artesanal
O diferencial dos azulejos da Antigua é o trabalho artesanal. "Somos especializados em cerâmicas figurativas pintadas a mão. Não temos máquinas", disse. São mais de 1,7 mil tipos de produtos, que variam de peças lisas, desenhos abstratos, figuras infantis, flores, desenhos geométricos e em alto relevo.
Além de azulejos para parede, que correspondem por 90% da produção, a Antigua também produz cerâmica para pisos, que podem ser lisos ou decorados. De acordo com o diretor, a empresa está investindo para aumentar a produção, que varia entre 20 e 25 mil metros quadrados por mês.
"Compramos um forno recentemente que vai ajudar a aumentar a produção, portanto queremos ampliar os nossos mercados", disse Chrestesen. Segundo ele, comparada com a produção de outras empresas, a da Antigua é baixa causa do trabalho manual.
A fábrica da Antigua tem 3 mil metros quadrados e 120 funcionários. No Brasil, os produtos da empresa podem ser encontrados em todo território nacional. "Temos 39 butiques no país", disse Chrestesen, que prefere chamar os pontos de vendas de butiques ao invés de lojas, pois os produtos não são encontrados em qualquer ponto-de-venda de material de construção.
Contato
Antigua
Telefone: +55 (19) 3543-4200
Fax: +55 (19) 3543-4217
Site: www.antigua.com.br