São Paulo – Imagine fazer um suco natural sem cortar frutas, sujar louças ou usar o liquidificador. Essa é a proposta da Juice in Time, empresa de São Paulo que desenvolveu uma máquina para o preparo de sucos em cápsulas e agora quer levar seus produtos para o mundo árabe.
Funciona assim: a cápsula com polpa de fruta é colocada sobre um copo de plástico. O copo é acoplado à maquina, que solta um fino jato d’ água por um minuto, derretendo a polpa, e o suco está pronto.
O sistema foi criado pelo empresário Marcos Roberto Pinotti. Ele teve a ideia em 2007, criou a empresa em 2010 e em 2014 colocou seu produto no mercado. O desenvolvimento do produto teve um investimento de US$ 1 milhão.
As máquinas já estão presentes em 150 pontos na cidade de São Paulo e região metropolitana. Os clientes são empresas, escolas, hospitais e lanchonetes que podem adquirir a máquina, aluga-la ou usá-la em sistema de comodato, comprometendo-se com a compra das cápsulas. “A polpa é de fruta natural, não tem aditivo, conservante, adoçante, aromatizante ou corante”, destaca o empresário.
De olho no mercado árabe, Pinotti fechou uma parceria em julho do ano passado com um operador em Dubai. “O operador vai correr atrás de empresas, escolas e lanchonetes para instalar as máquinas. Ele também vai buscar outros operadores na região. O papel dele é desenvolver toda a região”, conta Pinotti.
O empresário diz que este mês chegou a Dubai o primeiro carregamento de máquinas e cápsulas. São 60 mil cápsulas dos sabores laranja, uva, limão, abacaxi, abacaxi com hortelã, laranja com acerola, açaí, maracujá, detox de hibisco e detox de chá verde. Pinotti afirma que estes sabores foram identificados como os que teriam melhor saída entre os árabes. No total, a Juice in Time produz 14 sabores de sucos.
“Fizemos alguns estudos, desde a renda per capita da população até sobre a oferta de sucos naturais, seus custos, etc. Foi feita uma pesquisa e prospectamos algumas empresas”, explica Pinotti sobre a decisão de entrar no mercado árabe. Nicolas Daher, o operador escolhido para representar a marca em Dubai, morou 20 anos no Brasil.
Além dos Emirados, Pinotti diz ter interesse em exportar para Líbano, Arábia Saudita, Kuwait, Catar, Bahrein, Omã, Jordânia, Tunísia, Argélia, Marrocos e Egito. Fora do mundo árabe, a empresa enviou lotes de testes para Estados Unidos, Suíça, Espanha e Nova Zelândia.
Segundo Pinotti, ele está aguardando para saber quais os sabores mais apreciados nestes mercados. O empresário também está prospectando negócios no Canadá, Alemanha, Coreia e Japão.
Pinotti mostra estar bem preparado para abastecer os árabes com seus sucos. As cápsulas têm os rótulos em inglês e árabe, e a validade das polpas é de dois anos. A Juice in Time terá pela primeira vez um estande na Gulfood, maior feira de alimentos do Oriente Médio, que acontece de 21 a 25 deste mês, em Dubai.
“Também vamos promover um evento no espaço da Câmara Árabe [na Gulfood], para cerca de 40 ou 50 empresas. A ideia é fazer degustação dos sucos e mostrar como a máquina funciona”, diz. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira terá um espaço exclusivo no mezanino do evento para seus associados.
De acordo com Pinotti, sua expectativa para a feira é “desde conseguir consumidores finais (para as máquinas e cápsulas) até conseguir parceiros comerciais na região”.
Os preços das cápsulas em Dubai ainda estão sendo definidos. No Brasil, elas custam de R$ 4 a R$ 7, de acordo com o modelo de contrato fechado entre a Juice in Time e a empresa que vai usar a máquina.
Os equipamentos são feitos em São Paulo, enquanto as polpas são produzidas em Pratânia, interior do estado. Por mês, a empresa produz quatro toneladas de polpa. A expectativa de faturamento para este ano é de US$ 1 milhão.
Contato
Juice in Time
Site: www.juiceintime.com
Nicolas Daher (operador da marca em Dubai)
E-mail: nicolas@juiceintime.net
Tel.: +971 567 993411