Abu Dhabi – A companhia de investimento imobiliário Al Maabar, de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, vai implementar um projeto de 36,5 bilhões de dirhans (US$ 10 bilhões) em Bagdá, Iraque.
Situado no complexo militar de Al Rasheed, o projeto vai ocupar uma área de 1,25 mil hectares e deverá incluir unidades residenciais, um distrito comercial, um centro tecnológico, um bairro turístico com hotéis, bairros voltados para saúde e educação, mesquitas, postos de gasolina, os maiores centros de entretenimento de Bagdá, parques recreativos, um campo de golfe, museus, teatros e cinemas.
"O desenvolvimento deste projeto comprova o apoio que o governo dos Emirados Árabes Unidos está fornecendo ao governo do Iraque. Com a orientação do governo de Abu Dhabi, a Al Maabar vai agregar valor real aos países nos quais vai investir", disse o diretor administrativo da Al Maabar, Yousef Al Nowais.
"A Al Maabar pretende alcançar essa meta através da geração de empregos e desenvolvimento de talentos, transferência de conhecimento e incentivo econômico. Vamos trabalhar em parceria com os ministérios relevantes no Iraque para que o projeto atenda às necessidades específicas do povo iraquiano", afirmou.
A empresa de consultoria Dar Al-Handasah foi contratada para criar o plano piloto conceitual, seguindo as diretrizes estabelecidas pelos departamentos de planejamento urbano e municipal de Bagdá.
"O objetivo do plano conceitual é ilustrar as oportunidades de desenvolvimento, que vão orientar um planejamento posterior mais detalhado e análises de investimento. No estágio atual, o plano piloto vai ajudar a criar uma visão geral do projeto, levando em consideração a topografia e o ambiente natural. Além disso, ele vai ajudar a estimar os custos de construção e a programar as instalações e a infra-estrutura", disse Al Nowais.
A Al Maabar (“o portal”, em árabe) foi criada em março de 2007 pelas quatro maiores companhias imobiliárias de Abu Dhabi: Sorouh Real Estate, Aldar Properties, Al Qudra Real Estate e Reem Investments.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum