São Paulo – A indústria de calçados Toni Salloum, que tem sede na cidade paulista de Franca, aposta no crescimento das vendas para o mundo árabe. A empresa atende países da região há cerca de 30 anos e, atualmente, trabalha esse mercado com a estratégia de aumentar a comercialização de calçados de sua marca no exterior.
No final do próximo mês, a Toni Salloum participará de encontros de negócios com importadores do Oriente Médio em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em uma ação promovida pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
“Ao Oriente Médio vendemos praticamente 100% com marca própria”, afirmou o gerente de exportações da empresa, Cícero Castro. O executivo relata que os árabes compram principalmente a linha de conforto e as cores preferidas são as básicas, preto, café e marrom claro. Os modelos enviados são majoritariamente de calçar e não de amarrar, segundo ele.
A Toni Salloum fabrica, majoritariamente, sapatos masculinos, mas produz também botas femininas. Todos os produtos são feitos em couro. A matéria-prima é principalmente peles bovinas, mas também é usado o couro caprino. A indústria tem sua unidade produtiva em Franca, com capacidade para produzir dois mil calçados ao dia. No local, trabalham entre 120 e 150 funcionários.
Criada em 1969, a empresa exporta desde os seus primeiros anos, na década de 70. De acordo com Castro, já foram feitas exportações para os cinco continentes, para mais de 60 países. Entre os seus grandes compradores internacionais atuais estão Oriente Médio, Estados Unidos e Europa. Mas o gerente de exportação afirma que os destinos são diversificados.
No mundo árabe, os maiores compradores estão na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait, que distribuem para os demais países da região. Também há clientes com compras menos volumosas em nações como Omã. Atualmente, a Toni Salloum está trabalhando para abrir também o mercado da Ásia e Oceania, segundo Castro.
A indústria é familiar e foi criada por dois irmãos, Toni e George Salloum. Atualmente, os proprietários são os filhos dos fundadores, que se chamam Toni e George, como os pais.
Contato:
Toni Salloum
Telefone: +55 (16) 3707 0500
Site: www.tonisalloum.com.br


