Alexandre Rocha, enviado especial
alexandre.rocha@anba.com.br
Sousse – A Medigrain, empresa tunisiana que comercializa commodities agrícolas, quer comprar milho e farelo de soja do Brasil. O diretor-geral da companhia, Abdelmajid Bouzidi, foi um dos empresários tunisianos que participaram do encontro com a delegação comercial brasileira, ontem (01) em Sousse. "Se eu comprar diretamente do Brasil o custo deverá ser menor porque eu vou economizar a margem do intermediário", disse Bouzidi.
Atualmente ele compra de grandes multinacionais como Cargill, Louis Dreyfus e Bunge. Foi por meio de uma compra de milho da Louis Dreyfus que ele teve contato com o milho brasileiro. "Era um milho excelente", afirmou. A companhia pretende comprar anualmente 200 mil toneladas de milho e 100 mil toneladas de farelo de soja.
O produto comercializado pela Medigrain é vendido para fábricas de ração animal na Tunísia e na Líbia. A empresa tem silos dentro do porto de Sousse com capacidade para armazenas 65 mil toneladas de grãos. Nos próximos três anos, segundo Bouzidi, a capacidade deverá ser ampliada para 100 mil toneladas.
Na cidade de Sfax, mais ao sul, a companhia mantém outras instalações com capacidade para armazenar mais 23 mil toneladas. Ela emprega 100 pessoas e tem um faturamento anual de 70 milhões de dinares (US$ 53,8 milhões).
Azeite
Na outra mão, a Jaballah Olive Oil, dona da marca Zituna, quer vender azeite de oliva para o Brasil. "Exportamos a granel ou já embalado", disse o diretor da empresa, Jaballah Hichem, que também participou da rodada de negócios. O produto a granel vai para a Itália e o embalado para a França, Canadá e Estados Unidos.
A produção, segundo ele, é de 20 mil litros por dia. Sua propriedade tem 10 mil árvores, mas ele compra azeitonas também de terceiros. "Produzimos um azeite de alta qualidade, temos uma prensa italiana e processo de extração modernos", afirmou. De acordo com ele, 40% da produção é exportada.
Ao vender para o Brasil, Hacem quer fugir de um problema que causa reclamação dos produtores tunisianos. O azeite que ele vende a granel para a Itália é embalado no país europeu e reexportado como sendo um produto italiano, sem a indicação de sua verdadeira origem. "Quero um parceiro para fazer exportação direta, sem intermediários", disse. "Identificado como um produto made in Tunísia", acrescentou.
Contatos
Medigrain
Tel: + 216 (73) 22-0565 / 0566
E-mail: bouzidi@medigrain.com.tn
Jaballah Olive Oil
Tel: + 216 (73) 27-6554 / 0058
E-mail: jaballah_huchem@hotmail.com