São Paulo – Em breve os supermercados da Jordânia vão começar a vender água mineral e de coco, sucos e refrigerantes com a marca brasileira Vittal. Até o final do mês, a empresa vai embarcar um contêiner para o país árabe fazer um teste no mercado. O contato com os importadores foi feito em maio durante os encontros de negócios promovidos pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), na feira Apas, em São Paulo.
“Esperamos ter um bom retorno”, afirmou o trader da empresa, Khalil Fraig. Segundo ele, os rótulos dos produtos já estão no idioma árabe, o que facilita para os consumidores. Além do árabe, as latas e garrafas plásticas também têm as embalagens traduzidas para o inglês, espanhol e português.
A Vittal também está negociando com a Arábia Saudita e os Emirados Árabes. “Os países árabes têm um grande mercado consumidor e nosso preço e qualidade estão ajudando na conquista do mercado”, disse Fraig, que também está começando a exportar para os Estados Unidos. “Este ano ainda vamos participar da feira de Anuga, na Alemanha, que é a maior do setor de alimentos do mundo”, acrescentou.
De acordo com o trader, o refrigerante que mais agrada os árabes é o de guaraná. “É um produto novo para eles e que precisa ser mais divulgado”, disse Fraig. No caso da Arábia Saudita, por exemplo, o importador está negociando com a Vittal apenas o refrigerante. Uma das vantagens da empresa é que ela possui sua própria fonte de água, a Fonte de Santa Amélia, que é utilizada para a fabricação de todas as bebidas da companhia, com exceção da água de coco, que vem do nordeste do país.
“A extração da água na própria fonte onde está a empresa é um dos nossos maiores diferencias em sabor e preço”, disse o trader. Segundo ele, a água de coco Vittal também tem boa receptividade pelos estrangeiros, por ser 100% natural.
Para 2010, a empresa quer aumentar em 30% sua capacidade de produção. “A meta é destinar 60% da nossa produção para o mercado externo, nos próximos anos”, disse Fraig, que preferiu não divulgar dados de produção da empresa. “Estamos investindo muito em marketing para chegar a esses números. Hoje, estamos ainda no início do trabalho com o mercado externo”, acrescentou.
Na semana passada, Fraig esteve em contato com os compradores árabes que participaram das rodadas de negócios organizadas pela Câmara Árabe, na feira Equipotel. O trader se encontrou com importadores da Jordânia e dos Emirados Árabes e achou as conversas bem produtivas.
A empresa é conhecida no Brasil pela marca Xereta, que é dada a alguns dos seus produtos e usada no mercado doméstico. No exterior, porém, as mercadorias são vendidas com a marca Vittal.
Contato:
Vittal
Site: www.refrigerantesxereta.com.br
Tel. +55 15 3282-9800
E-mail: khalil@refrigerantesxereta.com.br

