Marina Sarruf
São Paulo – A empresária paulista Rony Golabek, proprietária da confecção Elemento Acqua, de roupas femininas, pretende fazer um desfile de moda no Líbano no ano que vem. O país árabe começou a importar os seus produtos em junho do ano passado. "Como o volume exportado foi crescendo, eu aceitei fazer um desfile no país", afirmou Rony, que recebeu o convite do seu distribuidor libanês este ano.
De acordo com Rony, a idéia é fazer um desfile com modelos libanesas e distribuir um catálogo, escrito em árabe, com a coleção das roupas esportivas da Elemento Acqua, que inclui biquínis e maiôs, shorts, vestidos, saias, batas e jaquetas. "A idéia é desenvolver várias ações no Líbano em parceria com o meu distribuidor", disse. O parceiro da empresária, além de vender no Líbano, também distribui para outros países do Oriente Médio.
As exportações para o Líbano começaram quando uma cliente de Rony, de origem libanesa, viajou de férias para o país árabe e mostrou para um amigo as roupas brasileiras. Como ele era distribuidor no país, se interessou em importar. "Ele gostou tanto das roupas que já me pediu até exclusividade", afirmou.
O primeiro pedido feito pelo distribuidor foi de 250 peças. "Depois ele foi pedindo cada vez mais, seiscentos, dois mil e agora mandamos três mil peças", disse Rony. Segundo ela, o último pedido foi enviado há 20 dias. "Ele costuma importar de duas a três vezes por ano", acrescentou.
As roupas que são vendidas para o país árabe não passam por modificações nos tamanhos, apenas as partes de baixo dos biquínis são um pouco maior. "As peças de baixo são um pouco mais largas e altas, mas pouca coisa. As mulheres gostam da nossa modelagem", disse Rony.
Os principais produtos exportados para o Líbano são as roupas mais estampadas de moda esportiva. De acordo com a empresária, todas as estampas das roupas são trazidas de fora do Brasil. "Compro lá fora e desenvolvo aqui", afirmou, ela que trabalha com tecidos importados e bordados também.
Rony define suas roupas como "resort wear", ou peças esportivas para relaxar. "Nós temos de tudo, só não temos calcinhas e sutiãs", afirmou a empresária, que também vende sandálias, calças de lycra, calças jeans e casaquinhos. Os produtos da empresária são exportados para os Estados Unidos, Inglaterra, França, Espanha, Israel, Costa Rica, além do Líbano. Em 2006, Rony também pensa em fazer um desfile na Espanha.
No total, 50% da produção da Elemento Acqua é exportada. São produzidas cerca de 20 mil peças por mês, que são distribuídas em mais de 400 pontos-de-venda no Brasil. A empresa conta com 26 funcionários.
Na passarela
Rony sempre gostou de moda. Foi modelo durante 12 anos e fez diversos desfiles. Além de empresária, ela é artista plástica e está sempre envolvida nos trabalho da estilista da loja, Patrícia Castellões. Há quatro anos, ela abriu uma empresa de confecções com o seu próprio sobrenome Golabek, que está localizada no Bom Retiro, em São Paulo, e as peças são distribuídas para outras lojas.
No ano passado, Rony teve a idéia de abrir sua própria loja com o nome de Elemento Acqua. A idéia deu tanto resultado que ela já estuda a abertura de uma nova unidade no ano que vem. Durante o ano são lançadas duas coleções, de verão e inverno.
Contato
Elemento Acqua
Endereço: Rua Gaivota, 1240, Moema, São Paulo – SP
Telefone: +55 (11) 5044-7501
Site: www.elementoacqua.com.br