Marina Sarruf
São Paulo – O empresário árabe Mohamed Madi, presidente da empresa de cosméticos Madi International, de Dubai, Emirados Árabes Unidos, irá participar das rodadas de negócios da Cosmoprof Cosmética, feira internacional de beleza, que será realizada entre os dias 23 e 26 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. "O mercado árabe apresenta um forte potencial para as empresas brasileiras", afirmou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), João Carlos Basilio da Silva.
As rodadas fazem parte do Projeto Comprador promovido pela Abihpec em parceria com a Agência de Promoções e Investimentos (Apex), que serão realizadas nos dias 22, 23 e 24. Os encontros têm 22 compradores internacionais inscritos de 14 países, como Portugal, Estados Unidos, México, Chile, Argentina, Jamaica, Etiópia, entre outros. Segundo Basílio, os Emirados Árabes são o principal importador árabe dos cosméticos brasileiros. "É para esse mercado que estamos concentrando as nossas exportações", disse.
Essa vai ser a primeira vez que a Madi International, distribuidora de produtos e acessórios de beleza para salões e institutos de beleza, irá participar das rodadas de negócios da Abihpec. A empresa árabe representa diversas marcas européias de secadores, tesouras, cadeiras, escovas e maquiagem. Fundada em 1991, a companhia possui lojas em Dubai, Kuwait e Líbano.
De acordo com Basílio, já foram agendadas 580 reuniões entre empresários brasileiros e importadores. A expectativa dos encontros é que sejam gerados negócios entre US$ 7 milhões e US$ 8 milhões para os próximos 12 meses. Basílio disse ainda que para uma empresa entrar num novo mercado demora de seis a oito meses até ser embarcado o primeiro contêiner. "Nossos produtos precisam passar pelo crivo da vigilância sanitária do país, adaptar embalagens e, às vezes, modificar algumas fórmulas", disse.
As exportações brasileiras do setor para o Oriente Médio crescem a cada ano. Os principais países árabes importadores são Emirados Árabes, Arábia Saudita e Líbano. Em 2002, as vendas externas para a região somaram US$ 1,44 mil; em 2003, US$ 4,18 mil; em 2004, US$ 5,31 mil e no ano passado aumentaram para US$ 8,55 mil. No primeiro semestre deste ano as exportações para o mercado árabe renderam US$ 3,18 mil.
Os principais produtos embarcados para a região são para cabelos, seguido de artigos de higiene oral e fragrâncias. Uma das estratégias da Abihpec para aumentar as vendas no mercado árabe é a participação continua na BeautyWorld Middle East, principal feira do setor no Oriente Médio, que é realizada em maio, em Dubai. "Esse ano foi a nossa terceira participação e pretendemos continuar nos próximos anos", disse Basilo.
Mercado brasileiro
De acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), existem 1.367 empresas brasileiras que atuam no mercado de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Nos últimos cinco anos, esse setor apresentou um crescimento de 10,7%, passando de R$ 7,5 bilhões em 2000 para R$ 15,4 bilhões em 2005.
No ano passado, as exportações brasileiras do setor somaram US$ 408 milhões. De janeiro a agosto deste ano, as vendas externas já somaram US$ 326,14 milhões, o que representa um aumento de 25,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em 2005, o Brasil ocupava a quarta posição entre os países de maior consumo de cosméticos do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, Japão e França. Segundo Basílio, neste ano o país vai conquistar a terceira posição, ficando atrás dos Estados Unidos e Japão. O Brasil é o segundo mercado em desodorantes e em produtos infantis e o terceiro em produtos para cabelo e perfumaria.
Feira
A Cosmoprof foi criada em 1967, em Bolonha, na Itália. Atualmente são realizados cinco eventos no mundo que levam a marca Cosmoprof, São Paulo, Bolonha, Hong Kong, Las Vegas (EUA) e Moscou (Rússia).
Na edição passada mais de 78.000 profissionais do setor compareceram no evento, como compradores, distribuidores, varejistas, importadores, proprietários de salões de beleza e de cabeleireiros, hairstylists, esteticistas, entre outros. Desse total, 800 eram estrangeiros provenientes de 45 países. A Cosmoprof 2006, que está em sua 16ª edição, vai contar com 540 expositores, que representam 700 marcas.
Serviço
Cosmoprof Cosmética
Data: 23 a 26 de setembro
Horário: das 10h às 19h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo
Site: www.cosmoprofcosmetica.com.br

