Empresário planeja loja temática árabe em Foz do Iguaçu

O brasileiro descendente de libaneses Wisam Osman mantém a rede de lojas Macedônia no Paraguai e pretende abrir um estabelecimento para vender produtos na cidade paranaense. Ele já tem negócios com o Oriente Médio.

Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br

São Paulo – O empresário brasileiro Wisam Osman é filho de um libanês, tem negócios com o Oriente Médio e agora planeja a abertura de uma loja temática de produtos árabes na cidade paranaense de Foz do Iguaçu, região da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. O empreendedor pretende instalar o ponto de comércio num espaço duty free que será inaugurado no município brasileiro e tem expectativa de que isso ocorra no ano que vem.

Osman acredita que os produtos árabes serão um diferencial em meio a outros tradicionais artigos de grifes importados. Nascido em Foz do Iguaçu e bom conhecedor do comércio da região fronteiriça, ele afirma que os turistas, que vêm ao município de várias partes do mundo, se interessam por produtos que têm relação com a história de imigração local – Foz é famosa por abrigar uma grande comunidade de árabes e seus descendentes.

O empresário pretende oferecer na loja perfumaria, tabacaria, vinhos, narguilés, roupas, artesanatos, instrumentos musicais típicos árabes e até mesmo produtos comestíveis, como tâmaras e pistache. A ideia é ter no local o que há de melhor em cada país árabe. Osman acredita que o empreendimento também atrairá a colônia árabe da região.

O empresário está acompanhando de perto os trâmites municipais para a abertura do duty free em Foz do Iguaçu. Em março a Receita Federal regulamentou a instalação destes empreendimentos em municípios brasileiros que tenham fronteira terrestre com outra cidade em país vizinho. Há no Brasil cerca de 30 cidades que se encaixam no perfil e poderão instalar essas zonas francas para venda de produtos com isenção de parte dos impostos.

Wisam Osman vai fazer o novo investimento após ter se consolidado no comércio de produtos importados no Paraguai. No país, ele é dono da rede de lojas Macedônia, famosa localmente. Nestes estabelecimentos ele comercializa vários tipos de artigos importados e entre seus fornecedores estão empresários do Líbano, Tunísia e Emirados. Da Turquia, país do Oriente Médio que não é árabe, a Macedônia vende a marca de cosméticos Flormar.

Como quase todo comerciante árabe, Osman atua em várias frentes e está negociando a exportação de queratina de uma marca brasileira ao Egito. O empresário foi procurado pelos egípcios com a demanda e pretende importar produtos do país árabe mais adiante. Ele prefere não revelar o nome da marca porque ainda está em negociação.

A família de Osman mantém também uma exportadora, a Têxtil Osman, em Foz do Iguaçu. Wisam Osman é filho de um libanês do Vale do Bekaa e de uma descendente de libaneses nascida na Colômbia. Os dois se conheceram no Líbano, mas foram morar em Foz do Iguaçu na década de 1970.

Wisam nasceu no ano seguinte da chegada dos pais à cidade e conviveu desde pequeno com o comércio. Os familiares eram do ramo e a casa de Osman ficava em cima da exportadora da família. “Meu playground era o depósito, os funcionários eram os meus amigos”, contou ele à ANBA, lembrando também que acompanhava o vai e vem do carregamento dos caminhões. O caminho para o comércio foi natural para ele.

Em função de seus negócios, Osman participa de muitas feiras internacionais e com isso acabou conhecendo vários empresários árabes. Esse rede de contatos formada deve facilitar a abertura da loja temática árabe em Foz do Iguaçu. O empreendedor já esteve, no mundo árabe, na Síria, no Líbano e no Egito.

Produtos das lojas Macedônia foram apresentados na última semana do Salão do Oriente Médio no Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu. Promotoras maquiaram visitantes com produtos da marca turca Flormar e também foram expostos perfumes de marcas francesas fabricados em países árabes. O espaço foi organizado pela jornalista brasileira que mora no Líbano Lú Braga.

Contato

Site: www.macedonia.com.py
Telefone: +595 61 500098
Email: wisam@macedonia.com.py

Divulgação

Publicações relacionadas