Isaura Daniel
São Paulo – Enquanto os chefes de estado dos países árabes e sul-americanos estiverem reunidos em maio, durante reunião de cúpula, empresários das duas regiões terão oportunidade de fazer negócios e conhecer melhor o mercado de cada um dos países participantes. Nos dias 9, 10 e 11 de maio o centro de convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, estará preparado para receber empresários dos 34 países que estarão representados na cúpula. As inscrições para o encontro empresarial, que são gratuitas, estão abertas e podem ser feitas por meio do site BrazilTradeNet, portal de comércio exterior do Ministério das Relações Exteriores.
No centro de convenções, os sul-americanos e árabes terão direito a estandes de 25 metros quadrados para apresentar o potencial de seus países. De acordo com chefe da divisão de Programas de Promoção Comercial do Itamaraty, Paulo Fernando Dias Feres, a idéia é que nos estandes sejam expostos projetos passíveis de investimentos. Cada país, porém, poderá decidir livremente o que fazer com o espaço. "Eles poderão apresentar, por exemplo, sua infra-estrutura turística", afirma Feres.
Além da Feira de Investimentos, como será chamado o espaço com estandes de cada país, haverá, no encontro empresarial, seminário e espaço para encontros de negócios. Não ocorrerão rodadas de negócios marcadas, mas a idéia é que árabes e sul-americanos façam do centro um local para aproximação comercial e troca de conhecimento sobre os seus produtos, empresas e mercados. Representantes da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), inclusive, estarão no local para aproximar empresários brasileiros e árabes interessados em negociar.
O seminário vai ocorrer na segunda-feira, dia 9. A programação será aberta às 9h30 por representantes do Mercosul, Ministério de Relações Exteriores do Brasil, da Comunidade Andina, Conselho de Cooperação do Golfo e Conselho Econômico e Social da Liga Árabe. Em seguida começarão painéis com temas como cultura de negócios nos países árabes e sul-americanos, mecanismos de integração e cooperação entre blocos, fluxos de comércio, logística e financiamento, investimentos, legislação e turismo. O seminário termina por volta das 20 horas.
Além do seminário, haverá salas com equipamento audiovisual e intérpretes para apresentações de até duas horas. No espaço devem ocorrer palestras de instituições e organismos ligados aos governos dos países, como bancos e agências de fomento de investimentos. As salas precisam ser reservadas previamente no site BrazilTradeNet. A divulgação das palestras junto ao público ficará por conta de cada organismo.
De acordo com Feres, o encontro empresarial, mais do que um local para fechamento de negócios, deverá ser um espaço para aproximação. "A idéia é aumentar o contato entre os empresários das duas regiões, dar aos países oportunidade de expor seus ambientes de negócios. Há muito desconhecimento entre as duas regiões e investimento implica confiança", explica. O Itamaraty estima que cerca de mil empresários devem comparecer aos encontros.
As inscrições para podem ser feitas pelo site BrazilTradeNet, mas também poderão ser realizadas na hora. Todas as pessoas que entrarem no Centro de Convenções precisarão passar também pela fiscalização da Polícia Federal (PF). O cadastro para a PF poderá ser preenchido previamente, ao se inscrever no site, ou então poderá ser feito na hora.
Serviço
Programação do seminário de 09 de maio
9h30 – Abertura
11h15 – Painéis "A cultura dos negócios comerciais na América do Sul e nos países árabes. Mecanismos de integração e cooperação entre os blocos econômicos" e "Os fluxos de comércio entre a América do Sul e os países árabes: oportunidades, logística e financiamento".
15h15 – Painéis "As oportunidades de investimento entre a América do Sul e os países árabes: legislação, preferências, parcerias e projetos" e "O turismo como fator de intercâmbio cultural e geração de negócios comerciais: roteiros, infra-estrutura e investimentos".
17h15 – Painel "Marcos legais de cooperação econômica e comercial entre a América do Sul e os países árabes. Avaliação e desafios".
Encontro empresarial árabe e sul-americano
Dias 9,10 e 11 de maio
Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília
Inscrições: www.braziltradenet.gov.br

