São Paulo – Nove empresários associados ao Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Paraná (Sinduscon-PR) e da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) irão aos Emirados Árabes Unidos na próxima semana para conhecer obras de construção civil e visitar a feira Big 5, a maior do setor do Oriente Médio, que será realizada em Dubai de 17 a 20 de novembro.
A visita está sendo organizada em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Na mesma ocasião, uma delegação da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) irá cumprir uma agenda paralela nos Emirados.
De acordo com o vice-presidente da Área Técnica do Sinduscon-PR, Euclesio Finatti, o objetivo dos empresários é conhecer materiais, métodos, processos e tecnologias empregadas nos projetos executados nos Emirados. A delegação viaja em 13 de novembro e retorna no dia 23. Três dias serão dedicados às visitas à Big 5 e o restante, a conhecer os projetos.
“Os empresários brasileiros precisam ficar cada vez mais sensíveis às novas tecnologias empregadas no nosso setor. É preciso conhecer novas técnicas e obter uma velocidade maior de execução. O custo da mão de obra tem um grande impacto nas obras e temos que agregar mais tecnologia a elas. Então vamos conhecer os métodos empregados lá e tentar adaptar alguns para o Brasil”, disse Finatti.
O vice-presidente do Sinduscon-PR disse que a delegação espera visitar uma obra pública, construções de prédios em diferentes estágios de evolução e de habitações populares.
A feira Big 5 terá um estande brasileiro com oito empresas. O espaço é organizado pela Câmara Árabe e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). As companhias que irão participar são Pettrus, Marbrasa, Gail e Summit, de rochas ornamentais; Ceusa, de revestimentos cerâmicos; Pado, de fechaduras e cadeados; Fame, de equipamentos elétricos; e Real Esquadrias.


