Da redação
São Paulo – Trinta compradores estrangeiros da América Latina, Europa, Ásia e Oriente Médio vão participar da 24ª edição da Feira Internacional de Vendas e Exportação de Móveis (Fenavem), que começa hoje (01) e vai até sexta-feira (05), em São Paulo. A presença dos importadores faz parte do Projeto Comprador, programa de incentivo às exportações brasileiras, organizado pela Agência de Promoção das Exportações do Brasil (Apex).
As exportações brasileiras de móveis tiveram um aumento de 19% no primeiro semestre, em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2004, o setor moveleiro exportou US$ 940,5 milhões, o que representou um aumento de 42% sobre as vendas do ano anterior.
De acordo com a organização do evento, o setor de móveis reúne mais de 32 mil empresas no Brasil, das quais 96% são micro e pequenas empresas e gera 450 mil empregos. Atualmente existem cerca de 800 empresas brasileiras que exportam e o setor é responsável por 1% do Produto Interno Bruto (PIB).
Segundo a assessoria de imprensa do evento, a cerimônia de abertura, que ocorrerá a partir das 13 horas no Parque de Exposições do Anhembi, vai contar com as presenças do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e do presidente da Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário (Abimóvel), Domingos Rigoni. A Fenavem é considerada o principal evento do setor na América Latina.