São Paulo – Três empresas brasileiras vão participar este ano da Feira Internacional de Cartum, no Sudão, ao lado da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e do Ministério das Relações Exteriores, que promovem pela sexta vez consecutiva a presença do Brasil na mostra.
A feira, que é multissetorial, será realizada de 02 a 09 de fevereiro. As companhias brasileiras que vão expor são a Brasil Foods, que reúne as marcas Sadia e Perdigão, do ramo de alimentos; a Grendene, indústria de calçados; e a Kepler Weber, fabricante de silos para produtos agrícolas. A Grendene vai ao evento pela terceira vez em parceria com a Câmara Árabe. O estande do Brasil terá 36 metros quadrados.
As exportações do Brasil ao Sudão renderam mais de US$ 100 milhões no ano passado, um aumento de 3,22% em comparação com 2009, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). As principais mercadorias embarcadas foram açúcar, máquinas e outros implementos agrícolas, fumo e carne de frango.
Além de produtos, o Brasil tem fornecido tecnologia agrícola ao Sudão. Uma usina de etanol da Kenana Sugar Company, principal empresa do ramo sucroalcooleiro do país africano, foi totalmente construída com equipamentos da brasileira Dedini.
Um grupo de Mato Grosso promoveu plantações experimentais de soja e algodão em terras sudanesas usando técnicas e sementes desenvolvidas no Brasil. A primeira colheita já foi realizada e agora as lavouras serão comerciais.