São Paulo – Mais de 90 empresas do Brasil vão participar como expositoras da Gulfood, feira do setor de alimentação que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a partir deste domingo (26). A mostra é o mais importante momento de negócios do segmento no Oriente Médio e as companhias brasileiras participantes querem tanto prospectar novos clientes na região como reforçar o relacionamento com os que já são seus importadores.
A Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) terão espaços na Gulfood. O frigorífico Nicolini, produtor de frango, por exemplo, vai participar da feira. A empresa tem nos países árabes o seu principal mercado: vende frangos inteiros congelados sem miúdos (griller) e cortes congelados para Arábia Saudita, Emirados, Omã, Catar, Bahrein, Kuwait, Iêmen, Líbia, Líbano, Iraque e Jordânia.
Segundo supervisora de Exportação da Nicolini, Janeiara Balbinot, em 2016 a empresa foi à Gulfood como visitante e esta será sua primeira edição como expositora. O objetivo é ampliar a rede de relações e contatos para ter mais participação no mercado árabe. “Esperamos estreitar as relações com nossos atuais clientes, prospectar oportunidades de negócios e realizar novos contatos comerciais”, afirmou Balbinot à ANBA.
A empresa Dom Glutão, produtora de carne bovina, também será expositora na Gulfood. Já fornecedora do mercado árabe, a companhia vende para Líbia, Jordânia, Iraque, Emirados e Palestina. O frigorífico participa pela primeira vez na Gulfood. A meta é alavancar as exportações para os países árabes e assim aumentar seu volume de produção, segundo informações dadas à ANBA pela gerente de Exportações, Yohana Spena.
A Fitotrade, consultoria de comércio exterior, participa da Gulfood desde o começo das suas atividades, no início dos anos 1990. De acordo com o sócio gerente da empresa, Rodolfo Gonzales Perez, a Fitotrade tem grandes negócios com Arábia Saudita, Catar, Emirados, Bahrein, Omã e Iraque, entre outros destinos na região e no mundo. As exportações são principalmente de carne de frango, bovina e ovina, além de embutidos e carnes enlatadas.
De acordo com Perez, a Gulfood é o maior portal de negócios de carne congelada e enlatada para a empresa atualmente e a principal oportunidade para encontrar os clientes atuais em um mesmo local. “Traz sempre novas oportunidades, une novas empresas e permite negócios inéditos. A expectativa é, e sempre foi, a de buscar e renovar parcerias através da identificação das novas tendências de oferta e demanda de compras”, afirma.
A Fitotrade presta serviços para empresas brasileiras na busca de mercados para seus produtos e atende demanda de importadores com sua rede de contatos no Brasil e exterior. A consultoria atua como facilitadora de negócios internacionais, unindo interesses de importadores e exportadores, de acordo com Perez.
A SAF – South America Food vai à Gulfood como visitante desde 2011 e será expositora pela primeira vez nesta edição. A empresa atua no comércio internacional com foco em agropecuária, principalmente na proteína animal: bovinos, ovinos, aves e suínos. Ela faz todo o planejamento para a comercialização e produção até a logística e entrega ao importador. A SAF já exporta carnes para Iraque, Kuwait, Arábia Saudita, Líbano e Egito, no mundo árabe, e na Gulfood quer desenvolver novos fornecedores e conhecer melhor o mercado local.
O presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, lembra que a Gulfood é a segunda mais importante feira de alimentos do mundo e nela está representada toda a demanda do mercado árabe, além de outras regiões como Ásia e Europa. Ele afirma que é importante que as empresas se façam presentes na mostra sempre, para vendas imediatas ou para cultivar o relacionamento comercial e vender mais adiante.
Além de ter estande na mostra, a Câmara Árabe promoverá um café da manhã para empresas brasileiras participantes da Gulfood no dia 27 de fevereiro, para ajudá-las a conhecer melhor o mercado de alimentos no Golfo. O palestrante será o especialista Vishal Pandey, diretor da Glasgow Consulting Group. Ele vai explicar como funciona o setor de alimentos nos países do Conselho de Cooperação do Golfo e as mudanças pelas quais passa.
Serviço:
Gulfood 2017
De 26 de fevereiro a 02 de março
DWTC – Dubai World Trade Centre
Mais informações: www.gulfood.com