São Paulo – De janeiro a junho desse ano, as empresas participantes dos projetos da Agência de Promoção das Exportações e Investimentos do Brasil (Apex-Brasil) exportaram US$ 8,8 bilhões. A meta deste indicador para 2008 é de US$ 11,9 bilhões, ou seja, em 6 meses de trabalho foi alcançado 73,7% do previsto.“Em comparação com 2007 houve um crescimento de 11,63%. Um crescimento bastante razoável”, diz Rogério Bellini, gerente de Gestão de Projetos da agência.
O número de empresas apoiadas pela agência também cresceu. No primeiro semestre de 2008, a Apex-Brasil apoiou 4.973 empresas por meio de seus projetos. Um aumento de 30,8% em relação ao número de empresas atendidas no mesmo período de 2007.
Para cada US$ 1,00 gasto pela Apex, foram gerados US$ 59,43 em acréscimo de exportações. “Nossa meta era gerar US$ 6,4 para cada dólar gasto. Fomos muito bem, pois geramos quase oito vezes mais”, comemora.
A Apex também aumentou o número de setores em sua lista de projetos. No período de janeiro a junho de 2008 foram apoiados 62 setores, 24% a mais do que o número de setores atendidos no mesmo período de 2007. “Já atendemos 62 dos 68 setores econômicos existentes no país. É provável que até o final do ano possamos chegar aos 100%”, garante.
No período de janeiro a junho de 2008, a agência realizou 305 eventos, ou seja, 50,8% dos 600 eventos previstos para todo o ano. “O resultado indica que a agência irá, provavelmente, superar a meta estabelecida, já que o maior número de eventos e também os de maior importância estão concentrados no segundo semestre do ano”, afirma. Entre eles, Bellini destaca a Sial 2008, feira de alimentos e bebidas que será realizada na França, entre os dias 19 e 23 de outubro; e a Index, a maior feira de móveis e decoração do Oriente Médio, que este ano ocorre de 3 a 7 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. "Na Sial teremos um espaço de três mil metros quadrados. E para a Index levaremos mais de 40 empresas para um espaço de 1.200 metros quadrados", diz.