São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) irão organizar em novembro uma missão empresarial do setor de construção civil para Omã e os Emirados Árabes Unidos. Engenheiros, arquitetos e representantes de empresas do estado irão se reunir com órgãos do governo e da iniciativa privada destes países para trocar experiências sobre tecnologias, métodos e mercado imobiliário.
Esta será a oitava missão empresarial do setor de construção civil para o Oriente Médio que é organizada em parceria entre a Câmara Árabe e a Fiesc. A última viagem para a região foi em 2012, para Doha, no Catar. Outras visitas já foram feitas para o Kuwait e Arábia Saudita. Esta será a primeira vez que uma missão vai a Omã. As visitas à região ocorrem na mesma época em que é realizada a feira Big 5, a maior de construção civil do Oriente Médio, em Dubai. Além de visitar os países e se reunir com autoridades locais, os empresários catarinenses estarão na feira. Neste ano, a Big 5 será realizada entre os dias 17 e 20 de novembro.
De acordo com o diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, promover missões de empresários da construção civil aos países do Oriente Médio é uma forma de colocá-los em contato com as tecnologias empregadas nas obras daquela região.
“Pretendemos visitar obras, observar o método aplicado nelas e ver o que pode ser trazido e implantado aqui no Brasil”, disse Alaby. Ele também afirmou que a escolha por Omã é uma oportunidade de estreitar as relações comerciais entre os dois países e apresentar mais informações do Brasil para os empresários locais.
A agenda da missão ainda não foi concluída. Ela prevê que os empresários fiquem dois dias em Mascate, onde irão visitar duas obras e se reunir com representantes da Câmara de Comércio e Indústria de Omã.
Após passar pela capital de Omã, a missão embarca para Dubai, onde irá visitar a feira Big 5 e participar de um seminário com o engenheiro e empresário brasileiro Omar Hamaoui, proprietário da construtora Engeprot, que tem sede em Dubai e obras no Golfo. Também em Dubai eles deverão se reunir com representantes da construção civil para conhecer mais sobre o mercado imobiliário da região. No emirado de Abu Dhabi, os empresários catarinenses irão visitar a cidade sustentável Masdar City.


