São Paulo – Duas importantes feiras de equipamentos médicos em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, reservaram áreas aos produtos de empresas brasileiras. Pelo 14º ano consecutivo a Arab Health, a segunda maior feira da área de saúde do mundo, contará com um pavilhão brasileiro, assim como a estreante MedLab, também organizada no Centro de Convenções do emirado.
Focada em equipamentos de laboratórios e análises clinicas, a MedLab cresceu e deixa de fazer parte da Arab Health a partir deste ano. “São os mesmos organizadores, mas agora ela será separada. Para esta edição sete empresas brasileiras estão confirmadas, contra cinco no ano passado”, conta Laísa França, coordenadora de promoção comercial da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo).
O espaço brasileiro terá 72 m² será ocupado pelas empresas Bioclin, Biomedtech, Diagnostek, Indrel, Labtest, LB Diagnóstica e Lupetec. Segundo França, os árabes demandam produtos como equipamentos de testes laboratoriais, de diagnostico in vitro e de análises clínicas, entre outros. A Bioclin, por exemplo, lançará na feira produtos de biologia molecular e anemia equina na área de veterinária.
“Emirados Árabes e Arábia Saudita são os mercados que mais procuram pelos produtos brasileiros”, conta a coordenadora, que evitou fazer um prognóstico de negócios da nova feira, que ocorrerá de 06 a 09 de fevereiro. “Vamos medir a partir deste ano”, explica.
Arab Health
As expectativas para a Arab Health, que começa em 30 de janeiro e vai até 02 de fevereiro, são de movimentar US$ 13 milhões em novos negócios, contando os doze meses seguintes ao evento. “É o mesmo resultado do ano passado, mas sem os valores das empresas que agora vão expor na MedLab”, conta França.
Segundo ela, em 2016 cerca de US$ 1 milhão foram gerados durante a própria Arab Health – o valor restante veio a partir de contatos iniciados na feira.
O pavilhão brasileiro ocupará os mesmos 460 m² do ano passado, divididos entre 32 empresas: Atrasorb, Baumer, BCF, Biomecânica, BR GOODS, Carci, Casex, CBEMED, Corcam, Deltronix, DFV, Drillermed, FANEM, GMI, Hospimetal, Hospitalar, Hpbio, IBRAMED, Impromed, Indusbello, Instramed, Loktal, Magnamed, Medicone, Olidef, Óssea, Phoenix, Samtronic, Scitech, Sismatec, Timpel e Traumec.
“Ainda teremos uma área ocupada pela Abimo, com suporte para os demais expositores”, diz França. A participação nas feiras faz parte do Projeto Brazilian Health Devices, uma parceria da associação com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Na Arab Health, os produtos brasileiros mais procurados são incubadoras neonatais, equipamentos de fisioterapia, de estética e produtos de UTI e cirurgia. Emirados Árabes, Jordânia e Arábia Saudita são os mais relevantes para os negócios das empresas locais.
Boa parte dos visitantes das feiras são representantes de distribuidores, que ajudam a espalhar os produtos feitos no Brasil pelos demais países da região. A Arab Health é a feira internacional que mais gera negócios para as empresas brasileiras, segundo França.
De acordo com a Abimo, em 2015 o Brasil exportou US$ 778 milhões em equipamentos médicos, dos quais US$ 12 milhões foram para Arábia Saudita, Afeganistão, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Irã, Jordânia, Qatar, Síria, Turquia, Kuwait, Líbano e Omã. “Em torno de 2% das compras do Oriente Médio são de equipamentos brasileiros e a demanda é crescente”, conclui França.
Serviço
Arab Health
De 31 de janeiro a 2 de fevereiro
Local: Dubai International Convention & Exhibition Centre
Site: http://www.arabhealthonline.com/
MedLab Middle East
De 6 a 9 de fevereiro
Local: Dubai International Convention & Exhibition Centre
Site: http://www.medlabme.com/