Da redação
São Paulo – A indústria gráfica brasileira que aumentar seus negócios internacionais. Para isso, empresas do setor vão participar de missões e de oito grandes feiras internacionais neste ano, segundo informações da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) Regional São Paulo.
Neste mês, empresas ligadas ao consórcio Graphia – Graphics Arts Industry Alliance, da Abigraf, embarcam para Miami (EUA) para participar da feira Graphics of America, que começa no próximo dia 23.
Esta será a primeira vez em que os quatro segmentos (embalagem e rotulagem, papelaria, editorial e promocional) que compõem o Graphia estarão representados em um mesmo evento. O consórcio foi formado com o apoio da Agência de Promoção de Exportação do Brasil (Apex) e do Sebrae.
A próxima ação do grupo é Frankfurt, na Alemanha, onde será realizada a PaperWorld, a maior e a principal feira do mundo de artigos de papelaria, no período de 31 de janeiro a 4 de fevereiro.
No ano passado, o Graphia viajou ao Oriente Médio, juntamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros representantes da indústria brasileira. "Foram surpreendentes as oportunidades de negócios que encontramos naquela região. É um polo de distribuição dinâmico, em que circulam milhares de mercadorias", disse o gerente do grupo, Dario Jordani.
"Dubai é um grande re-exportador – é a porta de entrada para o Mercado Árabe, África, parte da Ásia e Europa", acrescentou Jordani.
Treinamento
O Graphia visa, além de incrementar a participação das empresas que já exportam, estimular as que nunca venderam ao mercado externo a investir nesse campo.
A partir de fevereiro, todas as empresas inscritas no Graphia participarão de um intenso programa de treinamento, com cursos subsidiados. A Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), responsável pelas ações do programa, está recebendo inscrições de empresas gráficas não inscritas no Graphia, e que tenham até 200 funcionários.
O programa está dividido em sete módulos, com mais de 45 temas, com carga horária entre quatro e quinze horas cada. Os profissionais que ministrarão os treinamentos serão técnicos, especialistas e pesquisadores da ABTG, da Faculdade Senai, consultores credenciados e fornecedores.
Os módulos do programa são: gestão de Finanças; gestão de Marketing e Vendas; gestão do capital humano; gestão da produtividade; gestão pela qualidade; tecnologia, industrialização e padronização; interação e desenvolvimento da cadeia produtiva.
Serviço
Os interessados em inscrever sua empresa no programa devem entrar em contato com a ABTG, pelo tel. (11) 6693-9535 ou e-mail abtg@abtg.org.br

