Alexandre Rocha
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São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira fará hoje (16), em sua sede em São Paulo, uma reunião com representantes das empresas que participaram da missão comercial ao Norte da África, realizada entre o final de maio e início de junho. O objetivo é avaliar os resultados obtidos até agora dos contatos feitos na viagem ao Marrocos, Tunísia e Egito. “A idéia é fazer um balanço e identificar ações que possam ser tomadas para que futuras missões tenham o mesmo sucesso, ou até mais do que esta”, disse o presidente da entidade, Antonio Sarkis Jr.
A viagem foi organizada pela Câmara Árabe e pela Agência de Promoção das Exportações e Investimentos do Brasil (Apex). Na época a Apex divulgou pesquisa, feita com as empresas que participaram, que mostrava que os contatos realizados poderiam render US$ 38,7 milhões em negócios no período de 12 meses, sendo US$ 3 milhões em contratos fechados já durante a viagem.
“Vamos fazer um balanço da continuidade da missão, sentir como as coisas caminharam depois, quais foram as dificuldades eventualmente encontradas e as perspectivas para o futuro”, afirmou o vice-presidente de marketing da Câmara Árabe, Rubens Hannun, que liderou a delegação brasileira. O secretário-geral da entidade, Michel Alaby, também estará no encontro.
De acordo com Hannun, com as informações a Câmara terá melhores condições de assessorar os empresários para que novos negócios sejam realizados. A entidade também vai apresentar os resultados até agora dos contatos institucionais que fez durante a missão, inclusive sobre a vinda ao Brasil de delegações de companhias árabes.
“Vamos debater formas de cooperação entre os participantes, para continuarmos agindo em conjunto e termos mais força. Queremos realmente fazer com que o que foi iniciado lá atrás tenha continuidade”, declarou Hannun.
A partir daí, em sua avaliação, novas negociações poderão ser iniciadas já em um novo patamar. Os resultados da reunião serão posteriormente encaminhados para as embaixadas dos países visitados.
De acordo com Sarkis, este tipo de encontro agora faz parte do modelo de missões organizadas pela Câmara, para que empresas e entidades possam aproveitar melhor as experiências de eventos já ocorridos.
A delegação permaneceu três dias em cada país. Em todos eles, ocorreram seminários, rodadas de negócios, visitas a empresas e entidades setoriais. Todos os participantes fizeram uma avaliação positiva da missão, não só das oportunidades de vendas para clientes da região, mas também da possibilidade de realização de parcerias empresariais.
Representantes da Câmara Árabe mantiveram ainda uma série de encontros com autoridades governamentais, entidades de classe, empresas de organização de feiras e agências de notícias, com o objetivo de fomentar a cooperação institucional e a organização de outros eventos empresariais.
Fizeram parte da delegação as empresas Usmatic, fabricante de hidrômetros e equipamentos para irrigação; Singular Trading, que comercializa alimentos e sucos; Link Worldwide, representando oito fábricas de insumos para a indústria calçadista; Braseco, que vende material de construção, máquinas agrícolas e outros produtos; Latinex, de alimentos e bebidas; Mabel, de biscoitos; Nitriflex, de borrachas sintéticas; PMAN, de insumos para panificação; Predilecta, de doces, condimentos e polpas; Starret, de ferramentas; e WK, de material de construção.
Participaram também a Associação Brasileira das Indústrias de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), a Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos Médicos, Odontológicos e Laboratoriais (Abimo), o consórcio de exportadores de móveis Movexport, além de representantes da Câmara Árabe e da Apex.