São Paulo – Os exportadores brasileiros querem aproveitar a movimentação internacional que o Rio de Janeiro está vivendo em função das Olimpíadas para impulsionar seus negócios. Um projeto chamado “Chama Empreendedora” vai expor produtos de empresas brasileiras que atuam ou têm potencial para o comércio internacional na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), na capital fluminense. Eles ficarão à mostra no hall de entrada.
“O Brasil vive um grande desafio na sua economia, o momento é crítico para a economia e o setor produtivo. Nós temos uma participação pequena nas exportações globais, de 1,2%, entre os Brics temos a menor participação das exportações no PIB, exportar pode ser uma saída”, afirmou o coordenador geral do projeto, Marcus Barão.
De acordo com ele, foi a partir dessa percepção que foi planejado o projeto Chama Empreendedora. O nome da iniciativa faz uma alusão à Tocha Olímpica. As empresas que terão seus produtos expostos foram selecionadas a partir de encontros que ocorreram em diferentes municípios do Brasil, muitos dos quais receberam a Tocha Olímpica. Elas se candidataram para o projeto e foram selecionadas segundo seu potencial exportador.
No total, 140 empresas vão mostrar seus produtos entre esta segunda-feira (25) e o dia 16 de setembro, quase ao final dos Jogos Paralímpicos. As Olimpíadas acontecem entre 05 de agosto e 21 de agosto e as Paralimpíadas de 07 a 18 de setembro. A ideia é que o espaço Chama Empreendedora atraia os empresários que virão ao Brasil para ver os jogos e também outros, que aproveitarão o período para vir ao País fazer negócios apenas.
No mesmo período ocorrerão na Casa Rio, outro espaço da ACRio, cerca de 30 eventos e rodadas de negócios entre empresas brasileiras e importadores, e esse público também deve visitar o showroom, segundo expectativa dos organizadores. A Associação Comercial do Rio de Janeiro também está mobilizando os empresários internacionais para a iniciativa por meio de instituições diplomáticas como consulados, câmaras de comércio e pela imprensa.
Os produtos do showroom, que terão como missão mostrar o potencial exportador do Brasil, serão desde biojoias, móveis, cachaça, alimentos, produtos de confecção, até itens de alta tecnologia e da indústria farmacêutica de várias partes do Brasil. “A Tocha passa, mas a chama não pode apagar. As Olimpíadas vão passar, mas o Brasil não pode parar”, afirma Barão, em uma alusão aos frutos em movimentação econômica que a iniciativa pode render.
Além do showroom, a Associação Comercial vai distribuir um catálogo que apresenta 240 empresas brasileiras exportadoras. Ele será divulgado junto a organismos e embaixadas ligadas aos 32 países considerados prioritários para as exportações brasileiras pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Entre estes mercados alvos estão os árabes Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Argélia e Egito.
O MDIC é parceiro do Chama Empreendedora. Empresas do projeto também terão seus produtos mostrados no site “Vitrine do Exportador”, do ministério, em uma aba específica para a iniciativa. O projeto do ACRJ também tem outras entidades e organismos parceiros e de apoio, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os Correios e a Confederação dos Jovens Empresários.
O showroom foi aberto nesta segunda-feira (25) na ACRio com presença do secretário de Comércio Exterior do MDIC, Daniel Godinho.
Serviço:
Showroom Chama Empreendedora
De 25 de julho a 16 de setembro
Hall de entrada da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio)
Rua da Candelária, 09 – Rio de Janeiro – RJ
Visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Informações sobre o showroom e encontros de negócios: +55 (21) 2514-1274